GTK 4.12 lançado com muitas melhorias de back-end do Vulkan

GTK 4.12 lançado com muitas melhorias de back-end do Vulkan
GTK 4.12 lançado com muitas melhorias de back-end do Vulkan

Marcado no sábado foi o GTK 4.12 como a versão mais recente deste kit de ferramentas de código aberto. O GTK 4.12 traz “muitas melhorias” ao back-end Vulkan, adiciona APIs “scroll_to” para widgets de lista, renderização de fonte aprimorada nos pacotes Flatpak, uma ferramenta de nó de renderização GTK4 foi adicionada e várias outras correções e atualizações. Então, o GTK 4.12 lançado com muitas melhorias de back-end do Vulkan.

O trabalho do Vulkan incluiu a adição de um cache de pipeline, gradientes sofisticados e uma variedade de outras melhorias menores em toda a linha.Há também algum trabalho adicional do Wayland no GTK 4.12 que inclui corrigir o comportamento dos botões da caneta e oferecer suporte ao estado da janela suspensa. O trabalho contínuo na renderização Vulkan com GTK4 parece ser a mais significativa das mudanças para o ciclo GTK 4.12.

GTK 4.12 lançado com muitas melhorias de back-end do Vulkan

Mais detalhes sobre as alterações do GTK 4.12 podem ser encontrados no FreeDesktop.org GitLab

Anteriormente, havia conversas sobre o aquecimento do desenvolvimento do GTK5 após o GTK 4.12, então veremos se isso realmente se concretizará no futuro.

Driver NVIDIA Vulkan de código aberto “NVK” incorporado ao Mesa 23.3

O driver NVIDIA Vulkan de código aberto 

NVK foi finalmente incorporado ao Mesa principal para facilitar o desenvolvimento desse driver no futuro.O driver NVK foi reunido por meio de contribuições da Red Hat, Collabora e da comunidade de código aberto para trabalhar com o driver do kernel Nouveau DRM para fornecer uma pilha de drivers de código aberto. Isso complementa o driver NVC0 Nouveau Gallium3D de longa data que fornece suporte OpenGL de código aberto.

Este driver NVK, porém, depende de novas APIs de espaço de usuário Nouveau que ainda precisam ser mantidas. Até que todos os bits NVIDIA GSP sejam corrigidos no upstream do driver do kernel Nouveau DRM, o desempenho com as gerações recentes de GPUs NVIDIA também deve ser muito lento – um estado lamentável que vimos desde a série GeForce GTX 900 devido ao firmware assinado restrições em relação ao gerenciamento de energia/reclocking.

Pelo menos obter o upstream do NVK no Mesa agora ajudará a facilitar o desenvolvimento desse driver no futuro e facilitará para os entusiastas a experiência com esse driver NVIDIA Vulkan de código aberto assim que os bits do kernel forem mesclados. O Mesa 23.3 estável será lançado no quarto trimestre.

Consulte este MR para obter detalhes sobre o novo driver Vulkan. Aqui está a esperança de ver os novos bits do kernel Nouveau para Linux 6.6 …

Atualização: David Airlie publicou uma postagem no blog comentando sobre as mudanças necessárias no kernel. Ele confirma que as alterações na API do espaço do usuário do kernel Nouveau serão enviadas para o Linux 6.6. Embora ainda não estejam no DRM-Next, hoje eles foram apanhados pelo drm-misc-next, então a próxima semana deve chegar ao DRM-Next. É ótimo ver essas melhorias do kernel chegando para o Linux 6.6!