O GTK 4.2 saiu como a mais nova versão estável deste kit de ferramentas de código aberto e incorpora correções de bugs e outras melhorias. Tudo isso foi feito como resultado de comentários de desenvolvedores trabalhando na transição de GTK3 para GTK4. A principal novidade do GTK 4.2 é que ele foi lançado com renderizador NGL por padrão.
O mais empolgante com o GTK 4.2 é mesmo o novo renderizador OpenGL “NGL” sendo o padrão nas plataformas Linux, macOS e Windows. O renderizador NGL é o padrão nessas plataformas principais. No entanto, por outro lado, o renderizador OpenGL antigo ainda está sendo mantido por enquanto e pode ser ativado por meio de uma substituição de variável de ambiente (GSK_RENDERER = gl). Assim, isso deve ajudar a eliminar quaisquer problemas restantes com NGL.
Esta versão é o resultado da rodada inicial de feedback dos desenvolvedores de aplicativos portando seus projetos para GTK4.
portanto, consiste principalmente em correções de bugs e melhorias para a API – mas também adicionamos novos recursos, como um novo renderizador GL;
várias melhorias em como o kit de ferramentas lida com o Compose e sequências de teclas mortas;
melhorias no sistema de construção para compilar GTK no Windows e macOS;
e uma referência de API totalmente nova, gerada a partir dos mesmos dados de introspecção que as ligações de linguagem também consomem.
GTK 4.2 lançado com renderizador NGL por padrão
O renderizador GTK4 NGL deve permitir um desempenho ainda melhor em sistemas móveis e de desktop. O desempenho já deve ser muito bom enquanto os desenvolvedores continuam trabalhando na otimização para ainda mais recursos e desempenho no futuro.
Tivemos um feedback muito positivo de usuários em plataformas móveis usando drivers como Lima, com melhorias perceptíveis em frames por segundo, bem como uso de energia e CPU;
os dois últimos também impactarão positivamente os usuários de desktops e laptops. O renderizador NGL está apenas no começo: a nova base de código nos permitirá ainda mais melhorias no futuro.
Também em relação ao desempenho, o GTK 4.2 apresenta “melhorias de desempenho em todo o quadro, de shaders GLSL usados ??para renderizar nosso conteúdo, aos objetos de acessibilidade criados sob demanda em vez de antecipadamente.”
Além disso, o GTK 4.2 também está sendo entregue com:
- melhorias no manuseio de entrada;
- trabalho contínuo em portabilidade;
- e recursos do sistema de construção, aprimorando a documentação GTK4;
- melhor suporte ao protocolo do método de entrada Wayland;
- desempenho de rolagem aprimorado;
- aprimoramentos no posicionamento de subpixel do texto e muito mais.
Mais dos destaques do GTK 4.2 podem ser encontrados no Blog GTK.org.