No sábado passado, o popular grupo de hackers OurMine sequestrou as contas oficiais do Twitter do FC Barcelona, das Olimpíadas e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Esta é a segunda vez que o FC Barcelona perde o controle de sua conta. Em 2017, a equipe espanhola teve suas contas no Facebook e no Twitter desfiguradas pelo mesmo grupo de hackers.
OurMine have hacked the official Barcelona and Olympic Twitter accounts and posted these tweets ?? pic.twitter.com/1WEzLemTvl
— Paul ? Manc Bald and Bred (@MufcWonItAll2) February 15, 2020
Hackers invadem as contas do FC Barcelona e do COI no Twitter
Os hackers invadiram as contas oficiais do FC Barcelona e das Olimpíadas (@Olympics) no Twitter e postaram alguns tweets para reivindicar a responsabilidade pelo hack.
O tweet da conta do Barcelona afirma:
Olá, somos o OurMine. Bem, lemos algumas mensagens privadas e parece que Neymar voltará aqui.
Além disso, os hackers compartilharam um endereço de e-mail onde podem ser contatados para solicitar suporte para melhorar a segurança das contas das vítimas.
O incidente foi confirmado pelo FC Barcelona e pelo Comitê Olímpico Internacional.
FC Barcelona's Twitter accounts have been hacked, which is why messages from outside our club have appeared, and which have been reported and deleted. The tweets were made through a third-party tool for data analytics.
— FC Barcelona (@FCBarcelona) February 15, 2020
Um porta-voz do Twitter confirmou ao site Business Insider que as contas dos Jogos Olímpicos e do FC Barcelona foram invadidas por um grupo chamado OurMine e por meio de uma “plataforma de terceiros”.
Um porta-voz do Twitter confirmou ao Business Insider:
Assim que ficamos sabendo do problema, bloqueamos as contas comprometidas e estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para restaurá-las.
Além disso, um comunicado de um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional dizia:
O COI pode confirmar que está investigando uma possível violação de algumas de suas contas sociais.
OurMine volta à ativa
O Business Insider especula que o hack ocorreu por meio de uma plataforma de terceiros. O site diz:
Em um e-mail para o Business Insider, o OurMine confirmou que estava por trás dos ataques cibernéticos contra o FC Barcelona e as Olimpíadas. O grupo, que segundo ele consistia em 5 pessoas, disse ao Business Insider que escolhe seus alvos aleatoriamente. Ele confirmou que usava um aplicativo de terceiros para acessar as contas.
Imediatamente após o hack, o Twitter bloqueou as duas contas.
Assim, o OurMine está de volta após um período de silêncio. Por exemplo, no início deste ano, o grupo sequestrou as contas oficiais do Twitter de 15 equipes da NFL e da própria liga. Além disso, na semana passada, o grupo invadiu as contas do Twitter e Instagram do Facebook e do Messenger.
Por fim, para proteger suas contas nas redes sociais, ative a autenticação de dois fatores (2FA) quando disponível.
Fonte: Security Affairs