Haiku inspirado no BeOS continua trabalhando no ARM de 64 bits

Haiku inspirado no BeOS continua trabalhando no ARM de 64 bits
haiku

O projeto de sistema operacional Haiku de código aberto, inspirado no BeOS, continuou bastante ativo nos últimos dois meses, adicionando vários recursos e correções modernas à sua plataforma. Portanto, o Haiku inspirado no BeOS continua trabalhando no ARM de 64 bits.

Em outubro e novembro, o Haiku inspirado no BeOS continua trabalhando no ARM de 64 bits:

Haiku inspirado no BeOS continua trabalhando no ARM de 64 bits

  • Continuação dos preparativos em torno do suporte de ARM (AArch64) de 64 bits para o Haiku. Related está tornando o código Haiku EFI mais independente de plataforma para funcionar tanto em x86_64 quanto em ARM64;
  • Há trabalho em uma porta Motorola m68k do Haiku;
  • Várias correções na porta Haiku PowerPC;
  • Suporte de rede mais confiável;
  • Melhor suporte gráfico da Intel;
  • Adicionando bits de fone de ouvido VR ao arquivo de cabeçalho USB HID, porém, isso não torna os monitores VR montados na cabeça ainda úteis no Haiku;
  • Mesclagem contínua de códigos relacionados ao suporte de gravação Btrfs;
  • Um novo recurso “tour rápido” ao acessar a área de trabalho do Haiku para substituir a área de boas-vindas anterior;
  • Outras correções e melhorias.

O líder do projeto, identificado como PullkoMandy, destaca o trabalho e divulgação do Haiku nos últimos anos.

Os meses de outubro e novembro são tradicionalmente bastante ativos no Haiku (combinando com o nosso logotipo com tema de outono, é claro). Não houve BeGeistert este ano, mas participei de Alchimie e Capitole du Libre com mmu_man, enquanto Korli, scottmc e Hy Che foram à cúpula de mentores do GSoC, que foi na Alemanha este ano.

Esses eventos são uma oportunidade de divulgar um pouco o Haiku, compartilhar idéias e projetos com outros sistemas operacionais alternativos, como MorphOS, ReactOS, FreeBSD ou RTEMS, e, em geral, conhecer outras pessoas que trabalham em software de código aberto.

Enquanto gerenciamos isso, também tivemos que nos preparar para o Google Code-In, que está comemorando seu 10º ano. Somos o único projeto com colaboradores e idéias suficientes para poder participar todos os anos desde que o concurso foi estabelecido, e estamos ansiosos pelo que nossos concorrentes realizarão este ano. Os primeiros patches já estão chegando à nossa revisão de código da Gerrit.

Mais detalhes sobre o recente trabalho do Haiku via Haiku-OS.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile