O programa de edição de vídeo HandBrake 1.8 adiciona GTK4 no Linux e suporte FFmpeg 7.0. Esta versão chega três meses depois da anterior. Ela introduz suporte para o codificador FFV1, suporte para CQ multipasse com VP9 e suporte para músicas VP9.
HandBrake 1.8 open-source e multi-plataforma aplicativo transcodificador de vídeo chegou hoje como uma grande atualização que finalmente traz uma porta GTK4 para Linux, bem como inúmeros outros novos recursos e melhorias.
Chegando pouco mais de três meses após o HandBrake 1.7.3, a versão HandBrake 1.8 introduz uma porta GTK4 da interface do usuário para usuários Linux, juntamente com suporte a varredura de arquivos recursiva, ícones de aplicativos atualizados, novos e sinalizadores e suporte para varredura de vários arquivos com recurso a arrastar e soltar.–clear-queue–auto-start-queue
Também para usuários Linux, o HandBrake 1.8 atualiza o botão “Open Source” para tornar o modo pasta/lote mais detectável, atualiza muitas das traduções de idiomas existentes, corrige bugs diversos e adiciona várias outras melhorias menores para uma melhor experiência.
Para todas as plataformas suportadas, o HandBrake 1.8 introduz suporte para o codificador FFV1, juntamente com uma nova predefinição “Preservation FFV1” na categoria “Professional”, suporte para CQ multipasse com VP9, suporte para músicas VP9 e passagem de metadados dinâmicos Dolby Vision para SVT-AV1.
HandBrake 1.8 adiciona GTK4 no Linux e suporte FFmpeg 7.0
Ele também adiciona:
- suporte a muxing VP9 e FLAC no contêiner MP4;
- um codificador TrueHD;
- taxas de amostragem de 88,2, 96, 176,4 e 192 kHz para codificadores TrueHD e FLAC;
- AMF 1.4.33 para codificação de vídeo AMD VCN;
- oneVPL 2.10.1 para codificação e decodificação de vídeo Intel QSV, SVT-AV1 2.1.0 para codificação de vídeo AV1;
- x264 164 r3186 para codificação de vídeo H.264/AVC;
- x265 3.6 para codificação de vídeo H.265/HEVC;
- libdovi 3.3.0 para metadados dinâmicos Dolby Vision;
- libopus 1.5.2 para codificação de áudio Opus;
- libvpx 1.14.0 para codificação de vídeo VP8/VP9;
- e suporte a FFmpeg 7.0.
Além de tudo isso, o HandBrake 1.8:
- melhora a velocidade do Decomb removendo cópias de quadros desnecessárias;
- melhora as métricas do Framerate Shaper para quadros de alta profundidade;
- melhora a seleção de faixas de áudio rastreando faixas de áudio “vinculadas”;
- e melhora o pacote libdovi para torná-lo possível enviá-lo na versão Flatpak do aplicativo distribuído no Flathub.
Entre outras mudanças, esta versão remove o problema de carimbo de data/hora no contêiner MP4 ao usar uma taxa de quadros NTSC constante, remove o suporte para importar predefinições herdadas baseadas em plist de versões mais antigas do HandBrake, corrige a substituição de configurações de legendas e corrige o layout de canal incorreto ao codificar uma faixa 6.1 para o Opus.
O HandBrake 1.8 também corrige a passagem de faixas VobSub que contêm amostras de legendas vazias totalmente transparentes, um problema que impedia a decodificação de faixas VobSub armazenadas em arquivos MP4, a gravação de legendas SSA/ASS dentro de arquivos MKV que duplicaram Ordens de Leitura e o processamento de substituições de áudio para predefinição.
Confira as notas de lançamento na página do projeto no GitHub para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas nesta versão, de onde você também pode baixar o HandBrake 1.8 como um aplicativo Flatpak que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux usando uma App Store gráfica como GNOME Software ou Plasma Discover.