HarmonyOS: Huawei fornece atualizações importantes sobre o sistema operacional

China desenvolve alternativas Android e Linux da Huawei para se livrar da tecnologia estrangeira
Imagem: Gizchina

A Huawei forneceu atualizações importantes sobre o seu sistema operacional HarmonyOS, o HMS Core 6 e muito mais, durante a Huawei Developer Conference (HDC 2021). Com o tema “Juntos”, a conferência anual trouxe uma verdadeira integração entre comunidade e as tecnologias que a Huawei está construindo em torno de seu ecossistema.

O sistema operacional interno da Huawei, pretende reunir dispositivos historicamente separados, o que, na era da Internet das Coisas, é uma ideia poderosa.

“Cada rápido progresso tecnológico é impulsionado pela abertura”, disse Richard Yu, Diretor Executivo, CEO do Consumer Business Group, CEO da Intelligent Automotive Solution BU Huawei. “Contribuímos com todos os recursos básicos do HarmonyOS para a OpenAtom Foundation, formando o projeto de código aberto OpenHarmony.”

HarmonyOS 3.0

Imagem: GSMArena

O HarmonyOS agora se integra a mais de 150 milhões de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, wearables, HUAWEI Vision e outros dispositivos. Além disso, durante a apresentação do HDC 2021, uma prévia do HarmonyOS 3.0 para desenvolvedores foi lançada. Espera-se que uma versão beta do desenvolvedor venha no primeiro trimestre de 2022.

O HarmonyOS 3.0 traz consigo uma nova ferramenta de implantação elástica visual automatizada que permite aos desenvolvedores de dispositivos adaptar os componentes do HarmonyOS de maneira modular para criar um sistema operacional personalizado para seu hardware.

A tecnologia de rede heterogênea no HarmonyOS 3.0 também permite que o sistema distribuído suporte dispositivos mais diversos e de alto desempenho. Outras adições notáveis incluem o Harmony Design System, ArkUI 3.0, ArkCompiler 3.0, DevEco Studio 3.0 e o pacote de desenvolvimento HarmonyOS.

Para promover ainda mais o ecossistema HarmonyOS, a Huawei fez parceria com 17 universidades na China e seu Programa Shining Star ofereceu incentivos para mais de 10.000 aplicativos para a plataforma.

HMS Core 6

Imagem: HuaweiUpdate

No centro do ecossistema de desenvolvimento de software da Huawei está o HMS Core, que possui 5,1 milhões de desenvolvedores em todo o mundo e foi integrado em mais de 173.000 aplicativos.

De acordo com o Developer-Tech, essa adoção contribuiu para o sucesso da loja de aplicativos da Huawei, AppGallery. A loja distribuiu 332,2 bilhões de aplicativos nos primeiros três trimestres de 2021 e aumentou a receita dos desenvolvedores em 62%.

O HMS Core 6 foi anunciado durante a apresentação e agora consiste em 69 ‘kits’ e 21.738 APIs em sete domínios, incluindo 13 kits para recursos de vários sistemas operacionais. O SignPal Kit foi usado para converter texto em linguagem de sinais natural, com uma precisão declarada de mais de 90%.

O 3D Modeling Kit foi usado para gerar um modelo 3D, com diferentes texturas, em apenas alguns minutos usando imagens multi-ângulos tiradas com um smartphone padrão.

Outros novos serviços estreando no HMS Core 6 incluem soluções para edição de áudio e vídeo, proteção de direitos autorais e pagamento por e-CNY.

A Huawei também lançou oficialmente sua Plataforma de Aplicação MacroVerse como Serviço (aPaaS) para seus desenvolvedores globais. A solução visa facilitar o acesso dos desenvolvedores aos serviços de nuvem de pesquisa, serviços de nuvem de rede, serviços de nuvem Cyberverse e serviços de nuvem de desenvolvimento, “modularizando” a experiência.

Via: Developer-Tech

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile