Smartphones carros-chefe Nokia talvez não sejam mais o foco da HMD Global. A empresa diz que não está mais interessada em competir com rivais no segmento de smartphones. Dessa forma, pretende planeja manter o foco em fabricar dispositivos de nível básico e intermediário que ofereçam uma ótima relação custo/benefício.
A HMD Global não lança um novo telefone principal desde 2019
Se você está esperando por um telefone principal da Nokia, pode ficar desapontado com os planos da HMD Global para o segmento premium. Adam Ferguson, chefe de marketing de produtos da HMD Global, disse ao AndroidAuthority (Via: AndroidCentral) que fazer um telefone de US$ 800 (pouco mais de R$ 4.00,00) não faz sentido para a empresa no momento. Ele acrescentou que a empresa não “quer se envolver em uma guerra de especificações massiva com outros jogadores”. Em vez disso, quer “representar algo muito diferente”.
Atualmente, a HMD Global está focada apenas em criar dispositivos competitivos de nível básico e médio que possam oferecer aos telefones Android de melhor orçamento uma corrida pelo seu dinheiro.
A HMD também espera ter um bom desempenho no mercado de smartphones dos EUA. De acordo com a Strategy Analytics, a HMD Global pretende ser a marca número 1 no mercado de smartphones pré-pagos dos EUA até o final do ano.
Embora a estratégia possa ser um pouco decepcionante para os fãs da Nokia, ela está ajudando a HMD Global a ganhar mais dinheiro e aumentar suas remessas de smartphones. Dados da Strategy Analytics mostram que as remessas de smartphones da empresa tiveram um crescimento decente desde o primeiro trimestre de 2021.
A verdade é que, nem todo mundo consegue ter um smartphone topo de linha, pelos preços praticados no mercado. Assim, a maioria das pessoas ainda recorrem a smartphones mais básicos, optando, no máximo, pelos dispositivos de gama média.
HMD Global e a fatia no mercado de smartphones
No quarto trimestre de 2021, a HMD Global enviou 3,2 milhões de smartphones globalmente, ante 2,8 milhões no mesmo período do ano anterior. A receita de smartphones da empresa cresceu 41% A/A durante o período de outubro a dezembro, estabelecendo um novo recorde.
O Nokia 9 PureView, que foi lançado em fevereiro de 2019, foi o primeiro e único telefone principal lançado pela HMD Global. Agora parece que um sucessor do telefone pode não chegar tão cedo. Na verdade, pode nem chegar, já que a empresa abandonaria o mercado de smartphones premium de uma vez por todas.
Via: AndroidCentral