Um pai ou um hacker acidental? Um fato curioso ocorreu em uma cidade francesa quando um homem tentou derrubar a internet para que os filhos ficassem menos tempo online. O problema é que ele não apenas conseguiu isso como também deixou toda a população de uma cidade sem acesso à rede mundial de computadores. Por conta deste feito, ele terá de enfrentar uma pena de prisão e uma multa pesada.
A punição não ocorre à toa. Para realizar sua intenção esse pai utilizou um bloqueador de sinais para impedir que os filhos ficassem online. Aí, a população dessa cidade francesa passou a desconfiar que algo estava muito errado quando todos os dias o sinal de internet caía entre meia noite e 3 horas da manhã.
Homem derruba internet de uma cidade inteira ao tentar deixar os filhos offline
A causa de todo o problema só foi descoberta depois que uma operadora de telefonia móvel relatou o problema à Agence nationale des fréquences (ANFR), órgão público responsável pela gestão do espectro radioelétrico na França. Então, eles detectaram que havia um bloqueador de sinal impedindo o funcionamento das frequências de rádio na cidade.
Um bloqueador de sinal é um dispositivo que transmite ondas de rádio na mesma frequência dos dispositivos móveis para impedir que eles se conectem a torres de celular e recebam sinais legítimos.
Um relatório da ANFR explica que um técnico rastreou o sinal de interferência até uma casa em uma cidade vizinha, onde um proprietário admitiu comprar um bloqueador online e usá-lo para forçar seus filhos adolescentes a ficarem offline.
A explicação era desconcertantemente simples: o bloqueador havia sido instalado pelo pai de família para impedir que seus adolescentes acessassem a internet com o smartphone em vez de adormecer! o confinamento imposto devido à epidemia de Covid-19, explicou a ANFR em um relatório.
Após consultar fóruns na internet, o pai decidiu que um jammer era a melhor solução para acabar com esses excessos!
Uso de bloqueadores é ilegal
Embora não fosse a intenção do pai derrubar a Internet de uma cidade inteira, usar um dispositivo de interferência na França é ilegal e acarreta uma multa de até € 30.000 e 6 meses de prisão.
Da mesma forma, o uso de jammers é ilegal nos EUA e pode levar à prisão e multas monetárias significativas.
O uso ou comercialização de um jammer nos Estados Unidos pode sujeitá-lo a penalidades monetárias substanciais, apreensão do equipamento ilegal e sanções criminais, incluindo prisão, explica um alerta de aplicação da FCC sobre interferência.
A ANFR denunciou o uso do jammer ao Ministério Público, que apreendeu o aparelho e está investigando o crime.