Hostinger: Registro de domínio internacional .eu por brasileiros é comprar um problema

Hostinger: Registro de domínio internacional .eu por brasileiros é comprar um problema

Se você pensa em adquirir domínios internacionais como por exemplo seunome.eu saiba que fazer essa compra na Hostinger pode trazer algumas dores de cabeça. Dito isso, simulando a compra em alguns outras empresas é possível visualizar uma viso sobre a “possível” necessidade de envio de documentação para o registrador de domínios Europeu.

Sim! Você vai precisar comprovar que tem alguma ligação com o continente europeu. Isso não é informado pela Hostinger em nenhum momento, em nenhuma etapa do processo de compra de domínios. Não é a primeira vez que temos problemas com a Hostinger, e se abrimos os comentários vai chover comentários negativos sobre a empresa.

Comprando domínios .eu na Hostinger

Em conversa com o Chat da Hostinger e com pessoas pegas de surpresa. Informamos que foi feita compra de um domínio .eu e o registrador europeu estava cobrando uma documentação devida, documentação essa que nunca fora solicitada por nenhum registrador. Mas, mesmo que tivesse sido solicitada por registradores, deveria haver uma aviso claro que documentações extras podem ser solicitadas.

Mas, a Hostinger, mais uma vez omite informações, simplesmente em conversa no chat foi dito que deveríamos tirar um print do painel Hostinger e enviar para o registrador de domínios, e assim eles iriam “entender” a questão. Em primeiro momento obtivemos a resposta a seguir:

Mas, como todos sabemos que nenhum provedor de Hospedagem de sites tem essa autonomia para “enviei um imagem nossa que tudo estará resolvido”, resolvemos abrir uma reclamação no ReclameAqui, e a resposta já mudou para outra completamente diferente. Enquanto isso o domínio vai ser desativado porque não foi avisado antes ou durante a compra.

Através do ReclameAqui já recebemos a resposta, em resumo, “é isso mesmo, é preciso enviar documentação”, mas do nosso lado soou como “você compraram, nós recebemos o seu dinheiro, e se houve problema, ele é seu”. Sim, compramos um domínio até 2025 e quando o domínio for desativado, não temos o que fazer. Reembolso não vai resolver o problema de ter criado um projeto para longo prazo e agora tudo foi por água abaixo.

Os anos se passaram e é claro, sempre acreditamos que as empresas estão melhorando, no entanto no caso da Hostinger é não! Inclusive, a conversa foi encerrada pela Hostinger sem ao menos dar oportunidade de responder. É possível falar com outros consultadores, mas não é possível falar com a mesma pessoa que entrou em contato sobre o ReclameAqui.

Por fim, não compre domínios internacionais na Hostinger. Por enquanto, fique tranquilo, os domínios nacionais, aqueles terminados em .br podem comprar sem medo em qualquer provedor. Evite problemas, se informe, e só compre com empresas que te avisem antes de qualquer compra, qualquer pagamento.

Mas, como não temos mais um canal para informar a quem deveria tomar conta da empresa no Brasil, indo muito além dos cofres, é preciso esclarecer que sempre busquem informações. Informar nunca é demais.

Veja como a compra de domínios na Hostinger é fácil e sem nenhum aviso para .eu, agora só ir para o carrinho, pagar e pronto. Aguardar o e-mail sobre o registro do domínio algumas semanas depois com a surpresa de que ele será suspenso.

Já no GoDaddy a empresa deixa claro o que informamos a pouco, veja a imagem:

Na Hostagor eles não fazem o registro de domínios .eu, e oferecem outros tipos:

A Umbler também não faz registro de domínio .eu, mas ao menos avisa e recomenda registrar em outro provedor.

Por fim, antes de você contratar qualquer serviço na Hostinger consulte tudo antes, busque informações na internet. Se você tem um site que não tem muitos acessos e quer pagar barato, certamente a Hostinger é a empresa com preços mais baratos. Mas, sempre compre buscando saber o que está comprando.

O que a Hostinger informou

Antes de mais nada, não somos patrocinados por nenhuma das empresas de citamos, inclusive será bem normal que algum site que hospede seu site por lá gratuitamente diga que estamos equivocados, afinal é comum defender o jabar mesmo que prejudique os consumidores.

Desta forma, esperaremos que a Hostinger atualize a omissão de informações sobre o registro de domínio intercional .eu em seu sistema de compras alertando o consumidor conforme orienta o PROCON. Após reclamação no ReclameAQUI recebemos a resposta acima. O que nos inquieta, não é a devolução de valores, é a falta de informação antes da compra.

Aquele que comprar se procurar saber, no Google através de buscas, pode perder todo o seu projeto pela ausência de alerta ou informações. Não é apenas reembolso, se há um projeto em curso, certamente aquele que comprar o domínio .eu na Hostinger vai perder o tempo, o dinheiro e o projeto!