Huawei enfrentará Apple e Samsung por royalties de patentes 5G

eua-reforcam-sancoes-contra-huawei
eua-reforcam-sancoes-contra-huawei

As disputas de patentes de smartphones estão longe de ser incomuns. A Apple e a Samsung, por exemplo, se envolveram em uma batalha legal de sete anos antes de se estabelecerem em 2018. No entanto, as duas empresas agora podem enfrentar uma batalha contra a Huawei, que vai solicitar royalties tando da Apple, quanto da Samsung, por patentes 5G.

huawei-enfrentara-apple-e-samsung-por-royalties-de-patentes-5g
Imagem: Pplware

Huawei quer que Apple e Samsung paguem taxas de patentes 5G

O Bloomberg relatou que a fabricante de smartphones e fornecedora de equipamentos 5G, Huawei, está planejando começar a cobrar da Apple e da Samsung uma taxa “razoável” pelo acesso ao seu banco de dados de patentes 5G. Algo mais ou menos simbólico.

O diretor jurídico, Song Liuping, prometeu que a empresa cobrará taxas mais baixas do que suas concorrentes Qualcomm, Nokia e Ericsson. Na verdade, a Huawei está limitando os royalties a US $ 2,50 por smartphone (algo em torno de R$ 14,00). O objetivo é gerar entre US $ 1,2 bilhão e US $ 1,3 bilhão (algo em torno de R$ 7 bi) com taxas de patentes e licenças emitidas de 2019 a 2021. Isso será reinvestido em pesquisas 5G na esperança de manter a posição da Huawei como fornecedora líder de equipamentos de rede 5G.

Como a Huawei está pedindo uma quantia relativamente baixa de dinheiro em comparação com outras empresas, a Apple e a Samsung devem ser capazes de fechar acordos silenciosamente com a Huawei sem que o problema leve a uma longa batalha legal. Assim, pode ser que essa batalha nem inicie, de fato. No entanto, a posição do governo dos EUA sobre o assunto não é clara.

A Huawei argumenta que as sanções comerciais em curso, que a impediram de fazer negócios com inúmeras empresas americanas, não deveriam impedi-la de coletar royalties porque suas patentes estão publicamente disponíveis. Se a administração Biden concorda, isso ainda será visto. Então, ainda precisamos aguardar todas as partes se manifestarem, para sabermos aonde isso vai chegar.

Com informações de: Phone Arena
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile