A Huawei está supostamente trabalhando em uma nova plataforma de e-mail, chamada Petal Mail, como alternativa ao Gmail do Google. Pelo menos é o que sugerem os relatórios.
Petal Mail: Uma alternativa da Huaweia ao Gmail
Após a proibição nos Estados Unidos, mantendo os serviços do Google longe da empresa, a Huawei começou a desenvolver seu próprio sistema operacional, chamado Harmony OS.
Agora, o fabricante chinês de smartphones está testando e recebendo feedback para seu serviço Petal Mail. Será a alternativa de Gmali e funcionará nativamente no Harmony OS.
O Petal Mail está em fase de testes, e os usuários podem se cadastrar para recebê-lo por meio deste endereço. Uma vez cadastrado, você receberá um endereço @petalmail.com. Assim, você terá a oportunidade de enviar feedback sobre a Huawei.
De acordo com uma captura de tela vazada do ambiente do aplicativo, ele tem uma interface mínima. Com duas colunas e itens como Caixa de entrada, Com estrela, Rascunho, Enviado, Lixeira e Spam, ele se assemelha ao Gmail em alguns aspectos. Ou seja, ele seria, realmente, uma alternativa ao Gmail do Google.
A Huawei está tentando desenvolver um novo ecossistema
Apesar de todas as dificuldades, os conflitos da administração da Huawei e Donald Trump proporcionaram uma excelente oportunidade para o OEM chinês começar a desenvolver plataformas exclusivas.
Recentemente, por exemplo, uma fonte canadense relatou que a BlackBerry vendeu 90 patentes importantes de smartphones para a Huawei. Esta não é uma notícia que possamos ignorar facilmente. Porque a Huawei ainda está sob sanções dos EUA e até mesmo a administração de Biden provavelmente não removerá ou reduzirá as restrições. Usar as patentes do BlackBerry é uma grande chance para a Huawei tornar seu sistema operacional mais rico.
O Petal Mail não é o primeiro aplicativo independente para Harmony OS. A Huawei introduziu anteriormente algumas outras alternativas como Huawei Mobile Services (alternativa ao Google Mobile Services), AppGallery (alternativa ao Play Store) e Petal Maps (alternativa ao Google Maps).
Assim, certamente, podemos esperar muito mais ainda da Huawei!