A Huawei vem desenvolvendo seu próprio sistema operacional desde 2019. Os problemas com o governo dos EUA e os embargos resultantes incentivam a empresa a produzir suas próprias soluções. E, o OpenHarmony, o núcleo do HarmonyOS, de código aberto, continua a ser desenvolvido. Inclusive, a Huawei acaba de lançar a versão 3.1 do OpenHarmony.
HarmonyOS
O HarmonyOS de código aberto é usado há muito tempo. Os modelos atuais de smartwatch da Huawei usam uma versão personalizada do OpenHarmony. A série Huawei Watch 3 apresenta o HarmonyOS baseado em Android, os aplicativos APK podem ser instalados neste modelo usando ferramentas de terceiros.
Além disso, a série Huawei Watch GT 3 possui um HarmonyOS que é muito semelhante ao HarmonyOS do Watch 3, mas é completamente independente do Android. O sistema operacional dele funciona com o kernel LiteOS.
O HarmonyOS baseado no Android inclui o OpenHarmony. A série Huawei P50, por exemplo, vem com o HarmonyOS 2.0.1 baseado no Android 11. Mesmo se você baixar e extrair o software do telefone, você não encontrará nada do HarmonyOS. Os códigos do HarmonyOS de código aberto estão fora da partição do Android.
Versões do OpenHarmony
As versões 1.0, 1.1 e 2.0 do OpenHarmony são versões de desenvolvimento e pouco se sabe sobre elas. No entanto, no OpenHarmony 2.2 e além, houve mudanças sérias. A versão mais recente, OpenHarmony 3.1, oferece muitos recursos novos em comparação com as versões anteriores. As versões anteriores destinam-se a dispositivos iOT e são bastante inúteis para usuários finais, aponta o Xiaomiui.
Com a versão 3.1, sérias mudanças e inovações foram feitas na interface do usuário. Além disso, a interface do sistema agora suporta formatos de tela de tablet e telefone. O painel de controle foi melhorado e ganhou um novo visual. O design dos widgets também se assemelha ao HarmonyOS baseado em Android.
Além do HarmonyOS ser usado em smartphones e tablets, o subsistema de código aberto HarmonyOS trouxe suporte para pacotes de aplicativos Harmony. O projeto OpenHarmony é de propriedade da Huawei, mas gerenciado e desenvolvido pela OpenAtom Foundation.
Novidades no OpenHarmony 3.1
A nova versão do OpenHarmony traz muitos recursos para usuários finais. O novo ArkUI fornece novos efeitos de animação para a interface do sistema e suporta recursos de desenho em tela. Os métodos de entrada de teclado, mouse e toque são compatíveis com o ArkUI. As falhas do lado do aplicativo foram corrigidas e os aplicativos do sistema foram aprimorados. A instalação e remoção do pacote de aplicativos “.hap” foi aprimorada.
O OpenHarmony 3.1 introduziu suporte para gráficos 3D. Os desenvolvedores agora podem criar gráficos 3D com base no EGL/GLES Native SDK e WebGL SDK. Graças a este suporte, a interface do usuário foi significativamente otimizada.
Além disso, o OpenHarmony 3.1 suporta gravação e reprodução de áudio/vídeo e possui recursos de codificação e decodificação. O suporte para outras opções de conectividade também foi aprimorado, com Wi-Fi, Bluetooth e NFC agora suportados.
Via: Xiaomiui