As empresas de tecnologia, sobretudo às mais ligadas a smartphones, estão entrando no mercado de veículos elétricos. Agora, por exemplo, a Huawei entrou no mercado de veículos elétricos de luxo com seu primeiro sedã premium, o Stelato S9.
Stelato S9: o carro elétrico da Huawei
Desenvolvido em parceria com a montadora BAIC Group, sediada em Pequim, o Stelato S9 foi projetado para competir no crescente mercado de veículos elétricos da China. Ele está disponível em duas variantes, Max e Ultra. O Stelato S9 começa em RMB 399.800 yuans (cerca de R$ 312,3 mil) para o Max e RMB 449.800 (aproximadamente R$ 351,4 mil) para o Ultra.
Os dois modelos são equipados com uma bateria potente de 100 kWh, proporcionando uma autonomia impressionante de até 816 km para o Max e 721 km para o Ultra nos testes CLTC. Ambas as variantes suportam também recarregar rapidamente, fazendo a carga de 30-80% em apenas 15 minutos.
A Huawei forneceu a maior parte da tecnologia para o Stelato S9, incluindo seu Advanced Driving System 3.0 (ADS 3.0), um sistema de direção assistida inteligente. Além disso, o Stelato S9 é equipado com o sistema de prevenção de colisões omnidirecional CAS 3.0.
Interior do EV e tamanho
Por dentro, a variante Stelato S9 Ultra apresenta assentos de gravidade zero. Uma tela de projeção de 32 polegadas transforma o interior em um centro de entretenimento móvel, oferecendo aos passageiros uma experiência cinematográfica em movimento.
O Stelato S9 também incorpora a plataforma Tuling da Huawei, um assistente de voz alimentado por IA que responde a comandos de voz e controla várias funções do veículo.
O Stelato S9 mede 5.160 mm de comprimento, 1.987 mm de largura e 1.486 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.050 mm. É quase 200 mm mais longo que o Lucid Air, 100 mm mais longo que o BMW i5 , mas é 230 mm mais curto que o BMW i7. Ele vem equipado com rodas de dez raios de 20 polegadas ou rodas forjadas de 21 polegadas, dependendo da variante.
O lançamento
A estreia revela a ambição da Huawei de se tornar um grande player na indústria automotiva, oferecendo um portfólio cada vez mais diversificado na tentativa de conquistar uma grande fatia do mercado de veículos elétricos.
Esperamos que a Huawei se sobresaia com o esse veículo elétrico. No entanto, apesar de toda a tecnologia, trata-se de um veículo bem caro.
Via: ArenaEV