Elon Musk é CEO de muitas empresas, entre elas a Neuralink, uma marca de tecnologia que busca fazer uma espécie de interface entre um computador e o cérebro. Inclusive, Elon Musk afirma que os testes com implante Neuralink acontecerão no próximo ano.
Em relação ao progresso do chip, Elon Musk fez algumas declarações fortes. De acordo com a última promessa de Musk, os testes do Neuralink com humanos começarão em cerca de seis meses.
No entanto, esta não é a primeira vez que Musk faz tais promessas. Assim, se ele pode manter sua palavra desta vez, talvez seja uma outra história. Esperamos que ele cumpra com a sua palavra.
Elon Musk diz que testes com implante Neuralink acontecerão no próximo ano
Em 2020, houve relatos de que o Neuralink começaria a testar seus implantes em humanos. Isso ocorre depois de usar com sucesso o chip em um macaco. No entanto, isso não aconteceu e dois anos depois, ainda estamos falando sobre isso.
Como a tecnologia da Neuralink é complexa, ela envolverá várias aprovações. Assim, talvez o CEO esteja tendo cautela nesses testes tão complexos, em humanos.
Recrutamento para Neuralink
A Neuralink tem buscado novos talentos para a empresa. Elon Musk disse: “Muitas vezes as pessoas pensam que não podem trabalhar na Neuralink porque não têm a menor ideia sobre biologia ou como o cérebro funciona”.
Musk acrescentou: “O que realmente queremos enfatizar aqui é que você não precisa, porque quando você analisa as habilidades necessárias para fazer o Neuralink funcionar, na verdade são muitas das mesmas habilidades necessárias para fazer um smartwatch ou um telefone moderno funcionar”.
A versão mais recente do implante já foi revelada. A empresa também mostrou um robô que realizará operações futuras. Embora testes bem-sucedidos tenham sido realizados com um macaco, Neuralink admite que um macaco não sobreviveu aos testes.
Além disso, a empresa está enfrentando sérias objeções de ativistas dos direitos dos animais. Segundo Elon Musk, a empresa está tentando ser cuidadosa e garantir que tudo esteja perfeito antes de testar em humanos.
No entanto, o Neuralink precisará da aprovação da Food and Drug Administration (FDA), que ainda não foi obtida. Musk afirma que a empresa já apresentou todos os documentos necessários. Mas dada a sensibilidade dos testes e os altos padrões de aprovação dos mesmos, as aprovações podem não vir tão cedo, aponta o Gizchina.
Esperamos que os testes aconteçam no momento certo, mas com a segurança necessária sendo observada.