Infraestrutura do Rust finalmente começa a ser incorporada ao Linux 6.1

Linux 6.1-rc7 facilita o gerenciamento do driver AMD P-State
Rede Linux 6.1 Thunderbolt vai suportar controle de fluxo de ponta a ponta USB4

Depois de muitas promessas e adiamentos, finalmente a infraestrutura do Rust começa a ser incorporada ao kernel Linux 6.1. A promessa é antiga, mas desta vez o próprio Linus Torvalds chegou a confirmar que a linguagem de programação faria parte da nova versão a ser trabalhada e lançada até o final deste ano. Tanto assim que o código inicial da infraestrutura Rust foi mesclado na árvore Git principal para Linux 6.1.

Isso era amplamente esperado para acontecer com Torvalds expressando anteriormente tais planos, enquanto recentemente, neste fim de semana, ainda havia alguns usuários de Linux em desacordo sobre as idéias do suporte à linguagem de programação Rust para o kernel Linux. 

Infraestrutura do Rust finalmente começa a ser incorporada ao Linux 6.1

Essas 12,5 mil linhas iniciais de novo código apenas fornecem a infraestrutura básica e alguma integração muito básica, enquanto as solicitações pull futuras adicionarão mais abstrações de subsistema, vários drivers escritos em Rust e muito mais. Construir o kernel Linux com o suporte Rust permanece opcional.

A fusão aconteceu aqui.

Linux 6.1 continua melhorando o código RNG e criptográfico

Infraestrutura do Rust finalmente começa a ser incorporada ao Linux 6.1
Infraestrutura do Rust finalmente começa a ser incorporada ao Linux 6.1.

O gerador de números aleatórios “RNG” e as solicitações de pull do subsistema de criptografia já foram enviadas para a janela de mesclagem do Linux 6.1 .

Jason Donenfeld da fama do WireGuard continua gastando muito tempo trabalhando para limpar o código RNG do Linux. Para o Linux 6.1, o código RNG viu uma correção de regressão chegar ao O_NONBLOCK que quebrou o espaço do usuário há cerca de dois anos, uma correção de regressão de desempenho, usando aleatoriedade de RNGs de hardware no início do processo de inicialização e uma variedade de outras alterações menores no RNG código que vem passando por muitas melhorias ultimamente.

A lista completa de alterações de RNG para Linux 6.1 pode ser encontrada por meio deste pull request.

Em notícias um pouco relacionadas, as atualizações do subsistema de criptografia também foram enviadas por Herbert Xu. No lado criptográfico, neste ciclo, há uma mudança de API para alimentar RNGs não confiáveis em /dev/random, implementações de montador ARS-NI/AVX, x86_64, GFNI da cifra Aria, o driver de criptografia HACE é adicionado para hardware ASpeed e uma variedade de outras mudanças. Veja esta solicitação de pull para todas as alterações de recursos de criptografia direcionadas ao Linux 6.1.

Btrfs traz algumas grandes melhorias de desempenho com o Linux 6.1

O Btrfs com Linux 6.1 traz gravações em buffer assíncronas para uma possível melhoria de aproximadamente 2x ou mais na taxa de transferência.

Há também uma melhoria significativa na velocidade do FIEMAP. Há uma mudança no algoritmo de como as extensões são enumeradas e “leva a ordens de aumento de velocidade de ordem de magnitude”.

Também há registro de inode aprimorado que pode levar a uma melhoria de cerca de 25% na taxa de transferência e com uma latência máxima inferior em cerca de 21% com Dbench, E/S de buffer aprimorada e uma variedade de outras melhorias de desempenho menores.

Além disso, há suporte inicial ao fs-verity no código de envio do Btrfs, uso de memória mais eficaz no código de limpeza do Btrfs, várias correções e outras melhorias.

Basicamente, muitas grandes melhorias para o Btrfs com Linux 6.1, especialmente no departamento de desempenho. Veja a lista completa de patches do Btrfs para Linux 6.1 por meio deste pull request.