Foi lançada a nova versão do popular editor de gráficos vetoriais Inkscape 0.92.5 com algumas melhorias e também uma versão RC (Release Candidate) para os lançamentos da nova e significativa ramificação 1.0.
Para quem não conhece o Inkscape, deve saber que é um software de gráficos vetoriais de qualidade profissional que roda em Windows, Mac OS X e GNU/Linux. É usado por profissionais de design e entusiastas de todo o mundo para criar uma ampla variedade de gráficos, incluindo ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.
O Inkscape possui sofisticadas ferramentas de desenho com recursos comparáveis ao Adobe Illustrator, CorelDRAW e Xara Xtreme. Você pode importar e exportar vários formatos de arquivo, incluindo SVG, AI, EPS, PDF, PS e PNG.
Possui um conjunto completo de recursos, uma interface simples, suporte multilíngue e é projetado para ser extensível; os usuários podem personalizar a funcionalidade do Inkscape com plug-ins.
O editor fornece ferramentas de desenho flexíveis e oferece suporte para leitura e salvamento de imagens nos formatos SVG, OpenDocument Drawing, DXF, WMF, EMF, sk1, PDF, EPS, PostScript e PNG.
O Inkscape usa o padrão aberto W3C SVG (Scalable Vector Graphics) como formato nativo e é um software gratuito e de código aberto.
O que há de novo no Inkscape 0.92.5?
Nesta nova versão do Inkscape, uma alteração foi feita para novas instalações ou, ao redefinir as configurações, o parâmetro ‘Rendering Mosaic Multiplier’ agora está definido como o padrão que oferece melhor desempenho em equipamentos modernos e em comparação aos plug-ins escritos em O Python se comporta para trabalhar com o Python 3, embora a compatibilidade com o Python 2 seja preservada por enquanto.
Além de adicionar suporte para skins GTK2 fornecidas com distribuições comuns no pacote gtk2-common-themes ao pacote snap.
Outra mudança importante é que o suporte ao modo de exportação PNG foi descontinuado usando a biblioteca do Cairo (‘Salvar como …’> ‘Cairo PNG’), que muitas vezes era confundida com a função de gravação padrão do PNG.
Também é mencionado que os problemas com a importação de certos tipos de arquivos JPG, geralmente criados em telefones celulares, foram resolvidos.
As caixas de diálogo de bitmap de rastreamento e verificação ortográfica foram ocultadas caso você esteja perdendo uma biblioteca de verificação ortográfica.
Por outro lado, ao executar o Windows 10, os problemas para determinar fontes que não estão instaladas para todo o sistema são resolvidos.
Inkscape 0.92.5 vem com algumas melhorias e também uma versão 1.0 RC
Quanto aos recursos do Inkscape 1.0, que podem ser encontrados no anúncio da versão mais recente do teste e também das alterações adicionadas desde então, podem ser vistos:
- A ferramenta PowerPencil com a implementação de uma variante da ferramenta de desenho a lápis que altera a espessura da linha, dependendo da pressão do lápis.
- Na caixa de diálogo para selecionar imagens de símbolos, uma opção de pesquisa foi exibida.
- A caixa de diálogo de seleção de glifos foi renomeada para ‘Caracteres Unicode’.
Se você quiser saber mais sobre isso, consulte o seguinte link.
Como instalar o Inkscape 0.92.5 no Ubuntu e derivados?
Finalmente, para aqueles que estão interessados em instalar esta nova versão do Inkscape 0.92.5 no Ubuntu e em outros sistemas derivados, devem abrir um terminal no sistema, isso pode ser feito com a combinação de teclas “Ctrl + Alt + T”.
E nele vamos digitar o seguinte comando com o qual adicionaremos o repositório de aplicativos:
sudo add-apt-repository ppa:inkscape.dev/stable sudo apt-get update
Feito isso para instalar o inkscape, precisamos apenas digitar o comando:
sudo apt-get install inkscape
Outro método de instalação é com a ajuda dos pacotes Flatpak e o único requisito é ter o suporte adicionado ao sistema.
Em um terminal, apenas precisamos digitar o seguinte comando:
flatpak install flathub org.inkscape.Inkscape
Como desinstalar o Inkscape do Ubuntu e derivados?
Para aqueles que desejam remover esse aplicativo de seus sistemas, eles devem executar apenas os seguintes comandos em um terminal:
sudo add-apt-repository ppa:inkscape.dev/stable -rsudo apt-get remove --autoremove inkscape