O programa Inkscape faz 20 anos e tem novo lançamento. O aplicativo editor gráfico de código aberto Inkscape, popular entre os usuários de Linux e que evoluiu para uma alternativa viável ao Adobe Illustrator, está comemorando seu 20º aniversário.
O Inkscape evoluiu muito bem ao longo dos anos para se tornar um editor de gráficos vetoriais competente. Faz apenas três anos que o Inkscape 1.0 foi lançado e agora, para comemorar seu 20º aniversário, eles estão lançando o Inkscape 1.3.1.
“A versão mais recente, o Inkscape 1.3.1, tornou-se um dos maiores pacotes de correção de bugs que já compartilhamos com a comunidade. Atualize para se beneficiar de mais de 70 correções de bugs, 16 traduções aprimoradas da interface do usuário e até dois pequenos novos recursos!”
Inkscape faz 20 anos e tem novo lançamento
Sendo uma versão pontual, o Inkscape 1.3.1 é principalmente uma versão para correção de bugs, mas vem com um grande número de correções e pequenas melhorias. Existem mais de 70 correções de bugs nesta versão, das quais há mais de 30 correções de travamento/congelamento.
O Inkscape 1.3.1 também possui um novo recurso para desativar o ajuste às linhas de grade, a capacidade de dividir o texto em letras (caracteres), melhorias na ferramenta de criação de formas, melhorias no manuseio de arquivos PDF, atualizações de tradução de idiomas e muito mais.
Aqui está uma rápida visão geral do que há nesta nova versão:
- mais de 30 correções de falhas/congelamentos, muitas das quais afetaram a importação de PDF e os Live Path Effects
- um novo recurso para desativar o ajuste às linhas da grade, enquanto ainda ajusta às interseções da grade
- um novo recurso para dividir o texto em letras (caracteres), mantendo intacto o kerning (distância das letras)
- a ferramenta Shape Builder agora cria um número apropriado de nós
- ativar uma camada na caixa de diálogo Camadas não exige mais que você clique duas vezes para entrar na camada na tela para poder trabalhar nela
- não há mais camadas de expansão automática na caixa de diálogo Camadas apenas ao ativá-las e comportamento aprimorado ao excluir e mover camadas
- clicar com o botão direito agora aplica a alteração ao objeto selecionado , não a qualquer grupo em que ele esteja
- o campo de tamanho da ferramenta Página não se recusa mais a ser editado
- visibilidade aprimorada da alça com cores escuras da mesa
- múltiplas melhorias para converter objetos de texto em um caminho
- Arquivos PDF que não puderam ser abertos com o Inkscape 1.3 agora podem ser abertos/importados novamente
- os termos em inglês para Live Path Effects agora podem ser pesquisados ??mesmo se você usar o Inkscape em outro idioma, para que você possa seguir melhor os tutoriais
- no macOS e em muitas distribuições Linux atuais, o pontilhamento gradiente agora está disponível
- existe uma solução alternativa que os usuários podem aplicar quando sentirem falta de fontes da interface do usuário no macOS (‘tofu’)
- 3 correções para bugs de extensão
- 16 traduções aprimoradas da interface do usuário
- algumas pequenas atualizações para os tutoriais incluídos e a página de manual
- e quase mais 40 correções de bugs!
Para obter mais detalhes sobre o lançamento de hoje do Inkscape 1.3.1 como parte da comemoração do 20º aniversário do programa de código aberto, visite Inkscape.org.