Um pesquisador descobriu que o aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram ainda tinha seus dados em seus servidores um ano depois de excluí-los. O pesquisador de segurança Saugat Pokharel baixou seus dados do Instagram usando uma ferramenta lançada em 2018 para cumprir a lei de privacidade da União Europeia.
Para sua surpresa, Pokharel descobriu que os dados continham fotos e mensagens privadas que ele excluiu há mais de um ano. Ele disse:
O Instagram não excluiu meus dados, mesmo quando eu os apaguei do meu lado.
Instagram estava armazenando fotos excluídas e DMs em seus servidores
Pokharel relatou o problema em outubro do ano passado por meio do programa de recompensa do Instagram. A empresa diz que foi devido a um bug corrigido no mês passado; como resultado, o pesquisador recebeu US$ 6.000 por descobri-lo.

Posteriormente, um porta-voz do Instagram disse:
O pesquisador relatou um problema em que as imagens e mensagens deletadas de alguém no Instagram seriam incluídas em uma cópia de suas informações se usassem nossa ferramenta Baixe suas informações no Instagram. Corrigimos o problema e não vimos evidências de abuso. Agradecemos ao pesquisador por nos relatar esse problema.
O Instagram não é a primeira empresa a se apegar aos dados do usuário. Em fevereiro de 2019, foi descoberto que o Twitter vinha retendo mensagens diretas por anos após sua exclusão, mesmo que as contas tivessem sido suspensas ou desativadas. O Twitter corrigiu o problema no ano passado.
Além disso, o Facebook está enfrentando um processo judicial em potencial de US$ 500 bilhões sobre as alegadas práticas de coleta de dados biométricos do aplicativo.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Tech Spot
https://sempreupdate.com.br/facebook-libera-ferramenta-de-seguranca-do-instagram/
https://sempreupdate.com.br/instagram-adiciona-bate-papo-por-video-que-suporta-ate-50-pessoas/
https://sempreupdate.com.br/facebook-compra-giphy-por-us-400-milhoes-e-integra-servico-ao-instagram/
https://sempreupdate.com.br/lancado-o-opera-68-com-suporte-incorporado-ao-instagram/