Intel desenvolve novo compilador de back-end para drivers OpenGL/Vulkan

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes
intel

A Intel desenvolve silenciosamente um novo compilador de back-end para seus drivers OpenGL/Vulkan. Uma das revelações interessantes até o momento da X.Org Developers ‘Conference desta semana em Montreal é que a Intel vem desenvolvendo um novo compilador de back-end para seus drivers OpenGL/Vulkan Linux. E este compilador da Intel é desenvolvido com base em suas experiências até agora com o suporte NIR e menos conhecido nos últimos anos.

Enquanto a Valve desenvolve o ACO como um novo back-end do compilador Radeon, os desenvolvedores da Intel criam o “IBC” como o novo “Intel Backend Compiler” para seus componentes de driver Iris OpenGL e ANV Vulkan que fazem parte do Mesa.

Intel desenvolve novo compilador de back-end para drivers OpenGL/Vulkan

Este novo compilador de back-end da Intel baseia-se fortemente na semântica da representação intermediária do NIR. Sendo assim, ele visa a um meio-termo saudável, foi projetado desde o início para oferecer suporte a shaders de computação e fragmento SIMD32. Da mesma forma, lida com valores escalares e 8/16 bits do início e outros recursos modernos.

Nesta fase, o back-end da IBC está trabalhando para os drivers ANV Vulkan e Iris Gallium3D, mas não foi portado para o driver OpenGL “i965”. Atualmente, esse compilador gera uma taxa de aprovação de 95% para os testes de conformidade da Vulkan ou cerca de 90% para o Shader-DB OpenGL. Quanto ao desempenho, no entanto, eles dizem que ainda não analisaram isso e, portanto, não têm números de desempenho para compartilhar. Além disso, há muitas otimizações de desempenho a serem enfrentadas quando a base estiver em vigor.

Intel desenvolve novo compilador de back-end para drivers OpenGL/Vulkan

Alguns detalhes básicos do IBC podem ser encontrados neste deck de slides. O código IBC está sendo desenvolvido fora da árvore neste repositório Git.

Com o driver Iris Gallium3D agora em boas condições e com todas as otimizações de desempenho que a Intel fez nos componentes de driver gráfico de código-fonte aberto nos últimos meses, será particularmente interessante ver como esse back-end IBC se comportará nos próximos meses.

Fonte: Phoronix