Após o pull drm-intel-gt-next desta semana com mais ativação do Meteor Lake e outro novo código de recurso, um lote final de atualizações de recursos drm-intel-next também foi enviado ao DRM-Next para preparação antes da próxima fusão do kernel Linux 6.4. Assim, a Intel envia atualizações de recursos de driver gráfico para Linux 6.4
Um último lote de novo código de recurso para o driver Intel “i915” Direct Rendering Manager foi enviado para o ciclo do kernel Linux 6.4 que começará no final de abril. Enquanto os engenheiros de driver gráfico de código aberto da Intel estão ocupados trabalhando no novo driver de kernel Xe DRM para introdução em um futuro ciclo de kernel, o driver DRM “i915” existente continua recebendo correções e novas melhorias.
Nesta última atração, há um trabalho contínuo de habilitação de gráficos do Meteor Lake, assim como tem havido esforços contínuos por vários meses. Mais código do Meteor Lake foi elaborado para o Linux 6.4. Supondo que o Meteor Lake ainda esteja no caminho para o lançamento em sistemas móveis ainda este ano, espera-se que a ativação do MTL seja estabilizada e habilitada por padrão para o Linux 6.5, para que esteja nos kernels lançados antes do lançamento do processador Meteor Lake.
Slide do roteiro da Intel
Uma nova opção de módulo do kernel adicionada com a atualização Intel DRM desta semana é i915.enable_sagv . Esta opção é para desabilitar o SAGV para fins de depuração.
O engenheiro da Intel, Ville Syrjala, escreveu no patch adicionando a opção “enable_sagv”, ” atualmente não temos uma maneira sensata de desabilitar o SAGV à força, o que torna a depuração um [pé no saco]. Cutucar manualmente a caixa de correio do pcode com seus vários SAGV/. Os formatos QGV/PSF não são divertidos e provavelmente serão derrotados pelo driver de qualquer maneira. Vamos adicionar um modparam para isso.”
Em relação ao Linux, o SAGV foi habilitado a partir do Gen12.
Essa semana’ também tem várias correções, correções PSR (Panel Self Refresh) de alta taxa de atualização, várias correções de gerenciamento de energia, correções DisplayPort MST e outros trabalhos.
Linux 6.4 corrige bug em que os controladores da Nintendo poderiam funcionar indefinidamente
Para os jogadores de Linux que usam os controladores da Nintendo, algumas correções notáveis estão a caminho para o próximo ciclo de kernel do Linux 6.4. O subsistema HID está enfileirando patches para o Linux 6.4 como o ciclo “next”. Com o for-6.4/nintendo, vale a pena mencionar algumas correções de bugs para controladores Nintendo no Linux.
Em primeiro lugar, há uma solução para uma situação em que os controladores da Nintendo com funcionalidade de vibração podem ficar roncando… indefinidamente. Podem ocorrer saturações da fila de ruídos que deixariam os controladores da Nintendo com o driver do Linux hid-nintendo roncando sem parar. Felizmente, para o próximo ciclo do kernel, isso será corrigido.
Certifique-se de nunca descartar a configuração de rumble mais recente, optando por substituir a cabeça da fila anterior. Isso evita instâncias em que poderíamos travar o rumble se houvesse uma sobrecarga na hora errada.
Também de Daniel Ogorchock tem correção para um problema de desconexão do Bluetooth com os controladores da Nintendo no Linux.
“Foi descoberto que os eventos de desconexão do controlador BT se correlacionam com deltas de timestamp de relatório de entrada errático.Em experimentos, descobriu-se que garantir que múltiplos deltas de timestamp sejam consistentes antes de transmitir um pacote rumble reduz drasticamente a taxa de ocorrência de desconexões de BT.
Portanto, aguarde essas melhorias no controle da Nintendo com o Linux 6.4.