Um ano atrás, a Intel anunciou o OSPray Studio como um aplicativo de gráfico de cena para renderizar ativos glTF e outros modelos 3D. O OSPray Studio é construído a partir de seu mecanismo de rastreamento de raios OSPray no qual eles vêm trabalhando há anos. Todos esses esforços da Intel fazem parte da iniciativa oneAPI e hoje marca o lançamento de um novo recurso brilhante.
O OSPray Studio 0.8 foi lançado durante a noite e adiciona suporte para motion blur de câmera OSPray e motion blur de transformação para cenas animadas de glTF, fluxo de trabalho de ladrilho de textura UDIM, widget de pesquisa aprimorado, otimizações de desempenho de grande cena, suporte ImGui e suporte para janela de visualização, importador OBJ modificado, e uma variedade de outras melhorias. O OSPray Studio 0.8 também tem uma série de correções, incluindo para resolver possíveis problemas de travamento.
O principal anúncio da Intel sobre o SIGGRAPH 2020 é que eles lançaram o OSPray Studio. O OSPray Studio fará parte de seu oneAPI Rendering Toolkit e construído sobre o OSPray. Ele serve como um aplicativo gráfico de cena de código aberto. O OSPray Studio pode atuar autônomo como uma grande vitrine para os recursos de renderização oneAPI da Intel e visualizar vários formatos de modelo 3D diferentes.
OSPray Studio não é exatamente uma grande surpresa, mas algo que é silenciosamente conhecido há meses. OSPray Studio também não foi desenvolvido como código aberto. Embora anteriormente um pouco preocupante é que o OSPray Studio não viu nenhum trabalho em seu branch principal em muitos meses, mas sim um branch devel. Portanto, tenho me perguntado sobre o estado do OSPray Studio, embora felizmente ele esteja “em breve”.
Intel lança OSPray Studio 0.8
- Recursos e melhorias
- Suporte para Motion Blur de câmera OSPRay e Transformation Motion Blur para cenas animadas de glTF
- Suporte para fluxo de trabalho de mosaico de textura UDIM
- Novas funções de transferência e mapas de cores para renderização de volume
- Widget de pesquisa muito aprimorado para objetos e materiais de cena
- Otimização de desempenho de grande cena
- Adição de encaixe ImGui e suporte para janela de visualização (experimental)
- Dependências externas de terceiros atualizadas trazendo recursos e correções de bugs
- Importador OBJ modificado para analisar e usar quadrantes e triângulos
- Navegação de câmera Arcball aprimorada com bloqueio de vetor superior
- Correções de bugs
- Materiais fixos após limpar a cena
- Materiais fixos para PointCloudData (PCD)
- Não é mais possível criar um framebuffer de dimensão zero
- Nomenclatura de nó de instância corrigida para permitir muitas instâncias idênticas
- Corrigida a falha se a cor da luz pontual glTF opcional fosse omitida
- Falha corrigida se a geometria isosuface for usada como geometria de recorte quando nenhuma outra
geometria estiver na cena
Mais detalhes sobre o OSPray Studio 0.8 podem ser encontrados no GitHub do projeto. Além de ser totalmente de código aberto, o OSPray Studio 0.8 também possui binários pré-construídos para Linux, Windows e macOS. Veja outros detalhes aqui.
Via Phoronix