Intel pode adquirir a GlobalFoundries

Intel pode adquirir a GlobalFoundries

A última notícia surpresa sob a nova liderança da Intel é que eles estão explorando um acordo para adquirir a GlobalFoundries, a empresa formada quando a AMD decidiu em 2008 desmembrar seu negócio de fabricação de semicondutores. Portanto, a ideia é adquirir uma empresa que foi criada por sua maior concorrente.

De acordo com reportagem do Wall Street Journal, a Intel está em negociações preliminares para comprar a GlobalFoundries por cerca de US$ 30 bilhões.

As negociações ainda parecem estar em um estágio inicial e, de acordo com o WSJ, podem não incluir a GlobalFoundries em si, mas sim um acordo por meio de uma de suas principais partes interessadas, como a Mubadala Investment. A reportagem observa que tal acordo Intel + GloFo ainda pode fracassar.

Intel pode adquirir a GlobalFoundries

Intel pode adquirir a GlobalFoundries

A GlobalFoundries opera várias fábricas em todo o mundo, principalmente em Cingapura, Nova York (EUA) e Dresden (DE). Em 2018, a GlobalFoundries cancelou seu processo de 7nm (7LP), mas ainda produzindo muitos chips a 12nm / 14nm e maiores. A GlobalFoundries continua fabricando alguns chips para a AMD e também para muitas outras empresas.

A aquisição da GlobalFoundries expandiria drasticamente a base de clientes da Intel Foundry Services formada no início deste ano pelo novo CEO Pat Gelsinger na fabricação de chips para mais empresas externas. Esta notícia de que a Intel está procurando possivelmente adquirir a GlobalFoundries também chega poucas semanas após a Intel supostamente interessada em adquirir a empresa RISC-V SiFive. A Intel também subiu os investimentos em suas fábricas novas e existentes.

Tempos interessantes com certeza na Intel e será interessante ver se tal acordo se concretiza com a GlobalFoundries.

Aquisição da RISC-V

Em março, durante o anúncio da Intel Foundry Services, foi mencionado que a SiFive e a Intel estavam trabalhando juntas para permitir que os chips RISC-V fossem fabricados dentro das instalações da Intel. Além disso, a Intel Capital investiu anteriormente no SiFive durante rodadas de financiamento anteriores. Agora, parece que a Intel está se posicionando para potencialmente adquirir o SiFive.

De acordo com a Bloomberg, a Intel fez uma oferta para adquirir o SiFive por mais de US$ 2 bilhões. Esteseria apenas o começo das negociações. Além disso, outras empresas estão potencialmente interessadas em adquirir o SiFive, caso contrário, também haverá o interesse dos investidores se eles simplesmente buscarem uma nova rodada de financiamento.

O IP RISC-V do SiFive é facilmente o mais interessante no momento e eles têm trabalhado para fazer mais incursões de desenvolvedor com esforços como o HiFive Unmatched. O SiFive foi fundado em 2015 por pesquisadores da UC Berkeley. 

Via Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile