Intel reformula e substitui driver RDMA Linux

Novos patches do Linux habilitam WiFi em plataformas Apple M1/T2
intel

A Intel concluiu um esforço de mais de 3 anos para revisar e substituir seu driver RDMA (Remote Direct Memory Access) existente. Com o Linux 5.14 está o driver “IRDMA” novinho em folha, enquanto o driver anterior acaba de ser totalmente removido.

O Linux 5.14 está lançando o driver RDMA de substituição da Intel, que é uma reescrita completa do driver mais antigo. Além disso, continua a oferecer suporte ao hardware antigo, além de oferecer um suporte melhor ao hardware novo. A Intel tem trabalhado neste novo driver de protocolo Ethernet unificado para RDMA (chamado de driver “irdma”) para hardware iWARP X722, bem como hardware E810 mais recente, onde o suporte RDMA não está instalado com o driver principal atual (agora anterior). O driver IRDMA é uma substituição ao módulo de kernel i40iw existente que está sendo removido da árvore do kernel.

Intel reformula e substitui seu driver RDMA Linux

Os adaptadores de rede X722 e E810 continuam funcionando com os drivers de rede i40e e ICE, enquanto este novo driver Intel RDMA é apenas para lidar com a funcionalidade de acesso remoto direto à memória. Com o E810, há suporte no novo driver para RDMA sobre Ethernet Convergente (RoCEv2) ou comutação de volta para iWARP.

Normalmente quando um driver está sendo substituído no kernel ele é primeiro marcado como obsoleto por algum tempo. Então, no caso desta troca de driver Intel, o driver i40iw já está sendo excluído com o Linux 5.14 que apenas está fornecendo a substituição. Antes disso, a Intel oferecia o driver IRDMA para hardware X722 / E810 como um driver Linux fora da árvore disponível em Intel.com.

O ?RDMA para o Linux 5.14 possui mais de 38k linhas de novo código adicionados e 34k linhas de código removidas nesta grande revisão RDMA da Intel.

Linux 5.14 Trazendo Suporte SD Cache Ctrl

Intel reformula e substitui driver RDMA Linux

As atualizações do MMC/MEMSTICK para Linux 5.14 trazem mais trabalho para melhorar o suporte da placa Secure Digital do kernel.

Essas atualizações foram enviadas no início desta semana para MMC/MEMSTICK no Linux 5.14 e a partir dessas várias mudanças que chamaram nossa atenção foram várias melhorias relacionadas ao Secure Digital (SD) e suporte a mais funcionalidades nessa frente. Foi apenas no ano passado que o suporte ao SD Express foi eliminado e alguns outros recursos do SD ficaram para trás no passado, enquanto agora o kernel principal está trabalhando para se atualizar.

  • Controle de cache Suporte “Cache Ctrl” para cartões SD 6.x e posteriores. A especificação SD permite um cache interno opcional no cartão SD para melhorar o desempenho, mas esse cache precisa ser controlado pelo host. Em particular, o host acaba precisando habilitá-lo e gerenciar a liberação desse cache. Com o Linux 5.14, esse suporte Cache Ctrl está em vigor para cartões SD que oferecem esse tipo de cache interno.
  • O Linux 5.14 agora também oferece suporte a notificações de desligamento para cartões SD. Para suspensão do sistema, suspensão em tempo de execução ou desligamento do sistema, agora há uma “sequência de desligamento normal” aplicada por meio do uso da funcionalidade Notificação de desligamento do SD desde a especificação SD 4.x.
  • O Linux 5.14 agora também suporta a leitura e gravação de registros de extensão de função SD;
  • Ativando a chave de voltagem UHS-I para SDSC. Por sua vez, isso deve fazer com que os cartões SDSC não sejam limitados a 25 MB/s.

Mais detalhes sobre as mudanças do MMC/MEMSTICK para o Linux 5.14 por meio desta solicitação de pull que já está na linha principal.

Via Phoronix