Para comemorar o 40º aniversário do Pac-Man, a Nvidia alimentou uma fazenda de computadores com impressionantes 50.000 “episódios” de gameplay do título (mas não para ensiná-lo a ser um jogador melhor): a Nvidia ensinou sua inteligência artificial para recriar uma versão jogável do Pac-Man em questão de dias.
A Nvidia planeja lançar esse projeto ao público por meio da página da AI Playground no final deste ano.
Inteligência artificial da Nvidia cria uma versão do Pac-Man
Ela fez isso sem receber uma única linha do código-fonte do jogo! Depois de assistir toda a jogabilidade, a inteligência artificial (IA) conseguiu descobrir não apenas como o jogo se parece, mas como deve funcionar. A IA – chamada GameGAN – determinou:
- o que são “power-ups”;
- quais movimentos são permitidos em quais áreas;
- como os fantasmas antagônicos se comportam.
Seung-Wook Kim, pesquisador da Nvidia, explica:
Esta é a primeira pesquisa a emular um mecanismo de jogo usando redes neurais baseadas em GAN. Queríamos ver se a IA poderia aprender as regras de um ambiente apenas olhando para o roteiro de um agente que se movia no jogo. E aprendeu.
Além disso, os pesquisadores ficaram particularmente impressionados com o fato de a IA ter conseguido isso sem acesso a um engine de jogo, e estão animados para ver quais podem ser as implicações do feito. Koichiro Tsutsumi, pesquisador da Bandai Namco, disse:
Esta pesquisa apresenta possibilidades empolgantes para ajudar os desenvolvedores de jogos a acelerar o processo criativo de desenvolver novos layouts, personagens e até jogos.
Assim, estamos ansiosos para ver até que ponto essa IA avançará no futuro.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: Tech Spot