Inteligência artificial em game – Uma revolução

Inteligência artificial em game – Uma revolução

O conceito de inteligência artificial em videogames é tão antiga quanto a própria noção de que jogos virtuais seriam de grande interesse para o público. Desde alguns dos primeiros games da história, como Pac-Man ou Space-Invaders, versões rudimentares de inteligência artificial já eram implementados a fim de criar NPCs, ou Non Player Characters. Neste caso, estamos especificamente mencionando os inimigos de cada jogos, (Fantasmas e Aliens respectivamente). 

Estas interações com o jogador poderão em tempo breve ser expandidas de formas ainda não precedidas. De fato, este fenômeno será representado ao interagirmos com outros personagens dentre de nossos jogos favoritos, mas ainda mais pode mudar. Até mesmo jogos de apostas ao vivo poderão ser, em breve, 100% realizados por uma IA de alta tecnologia, que poderá interagir com você de forma verossimilhante a um ser humano. No meio tempo, entretanto, leia mais para descobrir os melhores jogos de apostas com humanos reais.

IA em Conversas

Na apresentação mais recente da OpenAI, foi revelado uma funcionalidade nova no qual o ChatGPT pode conversar de forma quase idêntica a um ser humano. Então, em pouco tempo será possível que cada personagem num jogo utilize um sistema parecido para interagir com o jogador. Não é tão difícil imaginar que em breve, jogos Single Player poderão contar com suporte para microfone, onde você pode falar algo para um NPC e o mesmo lhe responderá de forma perfeitamente congruente com o personagem sendo interpretado.

Isto mudará de forma permanece a maneira com a qual os jogadores interagem com estes mundos virtuais, abrindo uma infinitude novas possibilidades. Na prática, entretanto, não basta apenas enfiar um ChatGPT se passando por um personagem em cada momento do jogo. Pois seria incrivelmente fácil para cada jogador causar situações que quebrassem um sistema vital do jogo, se travando de forma permanente e sendo obrigado assim a começar de novo.

O desenvolvedor que nunca dorme

Já por debaixo do capô, inteligência artificial é possivelmente um dos itens mais cobiçados por qualquer empresa que crie jogos. Um programador que nunca dorme, praticamente nunca erra, está sempre a disposição e pode ser tão rapidamente multiplicado quanto se pode comprar mais computadores. Entretanto, (especificamente o ChatGPT) não pode ainda substituir um desenvolvedor de fato, porém todos os profissionais do ramo podem já se beneficiar tremendamente destas ferramentas. Veja alguns trabalhos que podem ser realizados, ou que serão facilitados no futuro pela IA, em relação à criação de games.

  • Testes de Bugs. Um programa pode tentar quebra o jogo de mil maneiras diferentes, sem parar por dias a fio, assim encontrando Bugs que nunca poderiam ser encontrados por testadores humanos;
  • Criação de diálogos. IA pode simular conversas para criar diálogos de natureza mundana para cada personagem, criando um mundo mais rico e imersivo sem gastar horas humanas desnecessariamente;
  • Gráficos sob demanda. Com protocolos de criação de imagem, é possível não somente desenvolver conceitos de forma mais rápida com o IA, como será também uma realidade criar modelos 3D baseados apenas em um prompt.

Além destes fatores, há muitas tarefas mais mundanas que também são necessárias para o desenvolvimento de games, como a criação de planilhas, tabelas, organização de calendários, e muito mais. É como se cada trabalhador pudesse a partir deste momento ter um segundo cérebro, capaz de aumentar muito sua produtividade.

Faça parte da Revolução!

Uma das principais mudanças para a indústria de games que se tornarão possível com as inovações em IA, é que em breve será possível para desenvolvedores solo ou times pequenos criar projetos ainda mais ambiciosos. Em breve, será possível ter personagens 100% dublados, gráficos avançados com Assets próprios, mecânicas inovadoras com programações esotéricas, e muito mais. 

Em suma, não será necessário conhecer nenhum dos funcionamentos internos dos sistemas em questão para que os mesmos sejam funcionais. Na prática, isso quer dizer que você poderá apenas explicar em detalhes como o jogo deverá funcionar, e a IA será capaz de entregar um produto novo e funcional, apenas guiado pela visão de um único artista e sem a necessidade de infraestrutura adicional.

Ainda haverá espaço para humanos?

Com tantas evoluções, é fácil começar a questionar se sequer haverá qualquer espaço para humanos em meio a esta revolução digital. E sim! A questão mais importante para o mundo dos Games é a criatividade, e todo o conteúdo que IAs generativas podem produzir é apenas derivativo. Conteúdo derivado tem seu valor, mas ideias humanas sempre terão seu espaço, pois nós somos capazes de expressar a condição humana de forma que isto toque profundamente outras pessoas. Este nível de empatia, quase com certeza nunca será alcançado pelas máquinas.

Conclusão

A indústria dos videogames já supera consideravelmente todas as outras formas de entretenimento do mundo. E este mercado é um dos mais propícios a se beneficiar tremendamente das inovações em modelos neurais avançados. Entretanto, este progresso não será sem seus custos, pois muitas das formas que produzimos nossos jogos atualmente, podem se tornar obsoletas do dia para a noite.