Inteligência artificial pode detectar COVID-19 ouvindo sua tosse

Inteligência artificial pode detectar COVID-19 ouvindo sua tosse
Imagem: cottonbro | Pexels.

Pesquisadores do MIT desenvolveram uma inteligência artificial (IA) que pode reconhecer tosse forçada de pessoas com COVID-19, mesmo que sejam assintomáticas. Uma série de redes neurais podem distinguir mudanças sutis indicativas dos novos efeitos do coronavírus.

Uma rede neural detecta sons associados à força vocal. Outra escuta os estados emocionais que refletem um declínio neurológico, como o aumento da frustração. Uma terceira rede mede as mudanças no desempenho respiratório. Adicione um algoritmo que verifica tosses mais fracas e a rede neural fornece uma imagem mais completa da saúde de alguém.

Inteligência artificial pode detectar COVID-19 ouvindo sua tosse

Depois que a equipe treinou seu modelo de IA em dezenas de milhares de amostras de tosse e diálogo, a tecnologia reconheceu 98,5% das tosses de pessoas com casos confirmados de COVID-19. Ela identificou 100% das pessoas que eram aparentemente assintomáticas também.

Inteligência artificial pode detectar COVID-19 ouvindo sua tosse
Pesquisadores do MIT desenvolveram uma inteligência artificial (IA) que pode reconhecer tosse forçada de pessoas com COVID-19, mesmo que sejam assintomáticas.

A tecnologia não se destina a diagnosticar pessoas sintomáticas, pois elas podem ter outras condições que produzem um comportamento semelhante. E embora seja bastante capaz, você não gostaria de usar isso para um veredicto definitivo sobre se você está ou não infectado.

Os cientistas estão desenvolvendo um aplicativo que pode ser usado como uma ferramenta de pré-triagem para o vírus. Você só precisa tossir no telefone todos os dias para determinar se é seguro sair de casa.

Os pesquisadores até sugeriram que isso poderia acabar com as pandemias se a ferramenta estivesse sempre ouvindo em segundo plano, embora levante problemas de privacidade.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile