Internet via satélite da Amazon lançará mais de três mil satélites nos próximos anos

Internet via satélite da Amazon lançará mais de três mil satélites nos próximos anos
Imagem: Amazon.

O plano da Amazon de lançar uma constelação de satélites de internet foi aprovado por unanimidade pela agência reguladora (FCC) nos EUA. O Projeto Kuiper implantará 3.236 satélites na órbita baixa terrestre.

De acordo com os termos da FCC, a Amazon terá que lançar metade desses satélites até meados de 2026 e a metade restante até meados de 2029. Depois de obter a aprovação para o Projeto Kuiper, a Amazon se juntou oficialmente à corrida pela internet a partir do espaço e competirá com a Starlink da SpaceX.

Internet via satélite da Amazon

De acordo com os termos, a Amazon deverá ter 50% dos 3.236 satélites em suas órbitas e operacionais até 30 de julho de 2026. O restante precisará estar operacional até 30 de julho de 2029.

Além disso, a FCC estabeleceu a condição de que a Amazon operasse em uma “base sem interferência e não protegida” com outras operadoras. Ainda mais, a FCC apresentou um plano atualizado de mitigação de detritos orbitais que aborda o risco de colisão e reentrada.

Depois de obter a aprovação para o Projeto Kuiper, a Amazon se juntou oficialmente à corrida pela internet a partir do espaço e competirá com a Starlink da SpaceX. Imagem: SpaceX.

A Amazon afirma que precisará de apenas 578 satélites em órbita para começar a oferecer serviços. A empresa também está despejando mais de US$ 10 bilhões no Projeto Kuiper e espera criar empregos e infraestrutura nos EUA.

À medida que as empresas em todo o mundo competem no espaço de banda larga via satélite, esta década será crucial para resolver ou piorar o problema de detritos espaciais.

Portanto, o desafio de manter a órbita baixa terrestre limpa de peças de espaçonaves, foguetes e satélites exigirá ainda mais atenção.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile