Um acionista do Twitter está processando o CEO da Tesla, Elon Musk, em uma ação coletiva de valores mobiliários federais porque Musk não divulgou sua participação de 5% na empresa de mídia social quando foi obrigado a fazê-lo. O atraso permitiu a Musk comprar mais ações do Twitter a um preço mais baixo e enganar os vendedores de ações do Twitter para aumentar os lucros, afirma o reclamante.
O processo foi aberto no tribunal federal de Manhattan na terça-feira por Marc Bain Rasella em nome de “todos os investidores que venderam ou de outra forma alienaram títulos do Twitter, Inc. entre 24 de março de 2022 e 1º de abril de 2022, inclusive”.
Investidor processa Elon Musk por não ter divulgado participação acionária no Twitter
De acordo com o processo, Musk começou a adquirir ações do Twitter em janeiro e em 14 de março havia adquirido mais de 5% de participação no Twitter. A Securities and Exchange Commission (SEC) exige que os investidores apresentem um Anexo 13 no prazo de 10 dias após ultrapassar o limite de 5%. Musk aparentemente não apresentou o pedido até acumular 9,1% de participação no Twitter.
“Quando Musk finalmente apresentou o Anexo 13 exigido, revelando assim sua participação acionária no Twitter, as ações da empresa subiram de um preço de fechamento de US$ 39,91 por ação em 1º de abril de 2022 para US$ 49,97 por ação em 4 de abril de 2022 – um aumento de aproximadamente 27%”, diz o processo.
Ao deixar sua participação crescente no Twitter em segredo, Musk conseguiu manter artificialmente o preço da ação baixa e comprá-la com um prêmio, diz o demandante.
Em 4 de abril, o Twitter confirmou que Musk havia comprado 9,2% das ações da empresa. Falou-se de Musk se juntar ao conselho do Twitter. Porém, o CEO do Twitter, Parag Agrawal, reverteu essa posição no início desta semana, após uma série de tweets do executivo da Tesla perguntando se o Twitter estava morrendo, se a empresa deveria converter sua sede em São Francisco em um abrigo para sem-teto e se o “w” no Twitter deve ser excluído.
Elon Musk gasta bilhões em ações do Twitter e desiste de fazer parte do conselho da empresa
Depois de comprar ações do Twitter por bilhões, Elon Musk não vai mais se juntar ao conselho do da empresa, anunciou o CEO do Twitter, Parag Agrawal. Na semana passada, Agrawal confirmou que Musk seria nomeado para o conselho após a compra de 9,2% das ações da empresa. No entanto, agora diz que Musk decidiu não assumir o cargo.
Via TechCrunch