iPhone e iPad poderão usar a API RoomPlan para mapear uma casa

iphone-e-ipad-poderao-usar-a-api-roomplan-para-mapear-uma-casa

O iPhone e o iPad ganharam muitos recursos a cada versão dos seus sistemas operacionais. Muitos desses recursos facilitam muito a vida dos usuários da Apple. E, tem mais um recurso que pode ser muito útil para quem precisa mapear seu imóvel, sendo lançado pela Apple. A nova API do RoomPlan Swift usa o sensor LIDAR do iPhone e iPad para escanear espaços internos, incluindo layouts de móveis, mapeando a residência.

O recurso foi lançado no WWDC 2022. O RoomPlan é uma tecnologia de realidade aumentada que buscou ajudar a coletar dados sobre uma sala e seu conteúdo. Em uma página dedicada ao desenvolvedor da Apple, a empresa divulgou a API RoomPlan como útil na criação de plantas baixas. Esses planos podem ser aplicados diretamente em aplicativos imobiliários e de hospitalidade que exigem um profundo conhecimento do layout de um edifício.

Mapeamento residencial no iPhone ou iPad com a API RoomPlan

A digitalização 3D de um espaço interior também foi promovida como forma de planejar facilmente soluções em fluxos de trabalho de arquitetura e design de interiores. Utilizando os sensores LIDAR em modelos selecionados de iPhone e iPad, a tela mostrará “o progresso da digitalização em tempo real e uma visualização da casa de bonecas que mostra tudo na sala que foi reconhecido”. O recurso é excelente e pode ser uma boa para quem precisa mapear sua residência de forma rápida.

iphone-e-ipad-poderao-usar-a-api-roomplan-para-mapear-uma-casa

Os planos serão exportados em formatos de arquivo USD ou USDZ amplamente compatíveis para importação em muitos utilitários 3D populares, como Cinema 4D e AutoCAD. Eles virão com relatórios de dimensões da sala, bem como os dos móveis incluídos.

O usuário do Twitter @jonstephen85 (Via: AppleInsider) testou o RoomPlan com um iPad Pro de 12,9 polegadas. Em uma série de tweets detalhando suas experiências, a tecnologia demonstrou ser capaz de detectar espelhos e outros objetos soltos.

A tecnologia parece muito boa e pode gerar plantas baixas rápidas, por, exemplo. No entanto, de acordo com os testes do usuário do Twitter, parecia ter problemas consideráveis ??em se adaptar a portas recentemente fechadas, mudar para diferentes histórias e manter as varreduras das paredes consistentes. Como foi recém lançada, ela deve passar por alguns ajustes ainda.

A nova API RoomPlan Swift está disponível desde ontem, 8 de junho, como beta para desenvolvedores registrados. Os próximos meses podem trazer o amadureciemnto da tecnologia e, a Apple deve liberar o recurso para todos os usuários, pelo menos é o que esperamos.

Via: AppleInsider