Dirigir sob o efeito de álcool, além de crime, traz risco para os integrantes do veículo e terceiros. Com a lei seca, muita coisa mudou e, muitos motoristas têm sido impedidos de dirigir quando embriagados. O bafômetro tem auxiliado os policiais nesse processo. Mas e, se no futuro não precisássemos do bafômetro, por exemplo? Os iPhones podem desempenhar bem esse papel em breve!
Nova patente da Apple
A Apple recentemente patenteou uma nova tecnologia que permitiria que um iPhone, um Apple Watch ou qualquer outro acessório conectado desempenhasse o papel de um bafômetro. O intuito aqui não é soprar o dispositivo, que fique claro.
Como qualquer um já poderia adivinhar, esse recurso tornaria possível para um dispositivo da Apple descobrir se você bebeu ou não e se deveria estar ao volante. Assim, caso você pense que um iPhone não será capaz de fazer nada para evitar dirigir sob a influência, bem, acredite, será posssível!
Não muito tempo atrás, a Apple anunciou o Digital Car Keys, um recurso que permite que um iPhone funcione como chave de carro. Em outras palavras, o iPhone (e agora o Apple Watch também) pode substituir as chaves tradicionais do carro e permitir que os usuários destranquem as portas de seus carros e liguem o motor.
iPhones ou Apple Watch poderão dispensar o uso do bafômetro e bloquear o seu carro até que esteja pronto para dirigir
Se o dispositivo da Apple determinar um alto nível de álcool no sangue, pode bloquear os motoristas de seus carros e, é claro, eles nem teriam permissão para reclamar, já que tudo acontece por um bom motivo. Se essa patente chegar às mãos dos usuários da Apple, muitos acidentes podem ser evitados.
A patente foi descoberta recentemente e descreve um sistema de backup que permitiria ao motorista provar que é totalmente capaz de pegar o volante. O sistema inclui vários testes, incluindo desafios de destreza e testes mentais, que alguém que bebeu pode não ser capaz de passar. Dessa forma, o usuário pode ser liberado para conduzir o veículo, ou não.
Infelizmente, pelo menos por agora, isso trata-se apenas de uma patente, que pode ou não chegar ao mercado, nos produtos da Apple. Em outras palavras, ainda é uma ideia que ainda está muito longe da produção em massa, mas não se surpreenda se chegar ao tão esperado Apple Car que deve ser lançado em 2025.
Esperamos que essa patente seja levada adiante e traga ainda mais segurança ao trânsito.
Via: AutoEvolution