O desenvolvedor Jonathan Carter, que foi inicialmente eleito Líder do Projeto Debian no ano passado para suceder Sam Hartman, acaba de ser reeleito para o mesmo cargo. Sendo assim, ele estará por mais um ano servindo nesta função.
A eleição do DPL deste ano foi entre Jonathan Carter e Sruthi Chandran. A plataforma de Carter para servir como DPL no segundo ano foi focada em abordar pontos fracos administrativos – incluindo contabilidade aprimorada. Ele também deseja continuar seus objetivos de seu mandato DPL 2019 em torno de melhorar as equipes locais do Debian e fazer para um melhor processo de integração da Plataforma do Debian.
Jonathan Carter reeleito como líder do projeto Debian
Em 2021 Sruthi Chandran queria trabalhar para melhorar a diversidade dentro do projeto, alcançar e criar uma comunidade mais acolhedora. Sruthi, como a primeira e única mulher Desenvolvedora Debian da Índia, está preocupada com as proporções distorcidas de gênero no Software Livre e no Debian. Ela reconheceu que, embora o Debian tenha investido “uma boa quantia de dinheiro” em programas de diversidade como o Outreachy, ele não produziu o resultado esperado e espera avaliá-lo melhor e tratá-lo como o DPL.
Então, conforme anunciado hoje, Jonathan Carter foi reeleito como Líder do Projeto Debian.
Richard Stallman também em discussão no Projeto Debian
Durante a escolha do DPL deste ano também ocorreu paralelamente uma votação de resolução geral sobre se o Debian deve fazer uma declaração sobre a readmissão de Richard Stallman ao conselho da FSF. As escolhas foram:
- pedir ao conselho da FSF para removê-lo;
- pedir a renúncia de Stallman de todos os órgãos da FSF;
- desencorajar a colaboração com a FSF enquanto Stallman está em uma posição de liderança;
- pedir à FSF para promover seus processos de governança;
- apoiar a reintegração de Stallman;
- denunciar ” a caça às bruxas contra o RMS e a FSF “;
- ou o Debian não fará uma declaração pública.
No final, o Debian decidiu não emitir nenhuma declaração sobre o assunto:
O Debian não fará uma declaração pública sobre este assunto. A proposta mais votada diz: O Projeto Debian não emitirá uma declaração pública sobre se Richard Stallman deve ser removido de posições de liderança ou não. Qualquer indivíduo (incluindo membros Debian) que deseje (co-) assinar qualquer uma das cartas abertas sobre este assunto está convidado a fazer isso em uma capacidade pessoal.
Via Phoronix