Um jovem de 19 anos foi preso pela Polícia Federal Australiana (AFP), em Sydney, por supostamente ter usado dados vazados de clientes da Optus para extorquir as vítimas. A Polícia chegou até ele, através de dados bancários.
O suspeito teria usado 0.200 registros vazados no mês passado pelos hackers da Optus e contatou as vítimas por SMS para ameaçar que seus dados fossem vendidos a outros hackers. Ele pedia um resgate de AUD 2.000 (quase R% 6.700,00) em dois dias e usou uma conta do Banco Commonwealth da Australia para receber o dinheiro do resgate.
Polícia Australiana prende acusado de usar dados vazados da Optus para extorquir as vítimas
A AFP identificou a conta usada pelo golpista e obteve do banco informações sobre o titular. “A comissária assistente do Cyber Command Justine Gough disse que o homem não era suspeito de ser o indivíduo responsável pela violação da Optus, mas supostamente tentou se beneficiar financeiramente dos dados roubados que foram despejados em um fórum online”, Polícia Federal Australiana.
Ainda segundo a AFP, o jovem detido teria enviado mensagens de chantagem a 93 indivíduos cujas informações pessoais foram expostas ao vazamento de dados da Optus. Felizmente, nenhum deles pagou o resgate.
O suspeito agora enfrenta diversas acusações
O jovem enfrenta acusações como: utilizar uma rede de telecomunicações com a intenção de cometer um crime grave de chantagem, contrário ao artigo 474.14 (2) da Lei do Código Penal de 1995 (Cth), punível com pena de prisão até 10 anos;
e lidar com informações de identificação, contrário à seção 192K do Crime Act 1900 (NSW), punível com um máximo de 7 anos de prisão
Os hackers por trás da violação da Optus não foram identificados, mas a investigação da AFP ainda está em andamento como parte da “Operação Furacão”. De acordo com o comissário assistente Gough, “A investigação do furacão é uma alta prioridade para a AFP, e estamos buscando agressivamente todas as linhas de investigação para identificar os responsáveis por este ataque”.
Anunciar a operação internacional aparentemente foi suficiente para desencorajar os agentes da ameaça de continuar sua extorsão, até mesmo levando-os a declarar que todos os dados roubados da Optus haviam sido excluídos.
Divulgação de dados vazados da Optus
Dois dias atrás, a Optus publicou uma atualização sobre os resultados de sua investigação interna em andamento, confirmando que 9,8 milhões de clientes foram impactados de forma variável e 2,1 milhões deles tiveram seus números de identificação do governo comprometidos.
Como muitas dessas pessoas precisarão de novas identidades emitidas agora, o governo australiano está exigindo que a Optus cubra os custos desse processo.