O Google resolveu dar uma ajuda a quem trabalha com imagens. Para não comprometer a qualidade do material, o Google anuncia o Jpegli, que promete uma melhora em até 35% na compactação para JPEGs de alta qualidade. O Google Open-Source Blog anunciou hoje o Jpegli, uma biblioteca de codificação JPEG para codificação/decodificação que mantém a compatibilidade com versões anteriores com JPEG enquanto oferece uma melhoria de cerca de 35% na taxa de compactação para compactação JPEG de alta qualidade.
Jpegli do Google melhora em até 35% a compactação para JPEGs de alta qualidade
O Jpegli pretende ser uma biblioteca de codificação JPEG muito mais eficiente e rápida do que o tratamento JPEG tradicional. A codificação e decodificação do Jpegli está em conformidade com o padrão JPEG original, as imagens compactadas devem ser mais claras e com menos artefatos, o desempenho é muito rápido com libjpeg-turbo e MozJPEG, e há suporte para codificação com 10+ bits por componente.
A postagem do blog do Google explica sobre o Jpegli:
“O Jpegli funciona usando uma série de novas técnicas para reduzir o ruído e melhorar a qualidade da imagem; principalmente heurísticas de quantização adaptativas da implementação de referência JPEG XL, seleção aprimorada da matriz de quantização, cálculo preciso de resultados intermediários e possibilidade de usar um espaço de cores mais avançado. Todos os novos métodos foram cuidadosamente criados para usar o formalismo JPEG tradicional de 8 bits, de modo que as imagens recém-compactadas sejam compatíveis com visualizadores JPEG existentes, como navegadores, software de processamento de imagem e outros.”
Estatísticas do Google Jpegli pode compactar imagens de alta qualidade 35% mais do que codecs JPEG tradicionais. O código Jpegli, pelo menos por enquanto, está vivendo dentro do repositório libjxl (biblioteca JPEG-XL).