KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e Linux 5.5

Nova versão da distribuição KaOS Linux traz suporte ao ZFS e os últimos recursos do KDE
Nova versão da distribuição KaOS Linux traz suporte ao ZFS e os últimos recursos do KDE

A equipe de desenvolvimento por trás do KaOS, uma distribuição GNU / Linux independente voltada para desktop e focada no KDE, lançou o KaOS 2020.02 como o instantâneo ISO live de fevereiro de 2020.  Ele foi com todas as mais recentes atualizações e tecnologias de software, além de novos recursos como, por exemplo, o KDE Plasma 5.18 LTS e Linux 5.5.

O KaOS 2020.02 está aqui quase dois meses após o instantâneo de janeiro de 2020 e traz muitas das tecnologias GNU/Linux lançadas recentemente e o software de código aberto, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS.

KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e Linux 5.5

De fato, o KaOS 2020.02 inclui todos os softwares mais recentes do KDE, como a atualização do Plasma 5.18.1a atualização de aplicativos de fevereiro de 2020 e o Frameworks 5.67.0, todos compilados com a estrutura de aplicativos de código aberto e de plataforma cruzada do Qt 5.14.1.

Além disso, esta versão apresenta um novo recurso de instalação para permitir que o usuário instale um pacote de escritório (atualmente apenas o LibreOffice é suportado) e a capacidade de fazer uma instalação mínima para que você possa personalizar completamente a instalação final com os aplicativos que realmente precisa.

Para isso, o KaOS agora oferece uma nova opção na tela de boas-vindas para permitir a instalação de pacotes de até seis grupos de software predefinidos. Todas essas alterações reduzirão o tamanho da imagem ISO.

O tema padrão do Midna também recebeu alguma atenção nesta atualização e agora está usando o mecanismo de tema Kvantum em vez do QtCurve. O systemd-bootloader agora também tem um tema, e o GRUB foi atualizado para refletir isso.

Mais novidades do KaOS 2020.02

Além disso, o KaOS 2020.02 é a primeira versão a mudar para o algoritmo de compactação ZSTD (Zstandard) para pacotes, que promete descompactação mais rápida. Portanto, teremos de instalação e atualização mais rápidos.

Outra coisa interessante da versão KaOS 2020.02 é que ela é alimentada pela mais recente série de kernel Linux 5.5. O kernel do Linux 5.5.6 está incluído no snapshot e deve melhorar muito o suporte de hardware para novos dispositivos.

Outros componentes atualizados que valem a pena mencionar incluem:

  • o sistema de som ALSA 1.2.2;
  • sistema systemd 244 init;
  • pilha de gráficos Mesa 19.3.4;
  • editor de texto GNU nano 4.8;
  • gerenciador de conexões de rede NetworkManager 1.22.8;
  • gerenciador de pacotes Pacman 5.2.1;
  • servidor de exibição X.Org 1.20.7;
  • e o Sudo 1.8.31 foi corrigido contra a mais recente vulnerabilidade crítica.

Você pode baixar o KaOS 2020.02 agora mesmo, usando o botão abaixo. Mas como o KaOS é uma distribuição rolling release, você pode atualizar suas instalações usando o sistema de gerenciamento de pacotes embutido. Tudo o que você precisa fazer é executar o comando a seguir em um emulador de terminal e está pronto.

sudo pacman -Syu

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile