Kate do KDE planeja melhorias para competir melhor com o Atom

Kate do KDE planeja melhorias para competir melhor com o Atom
editor texto linux

Durante a conferência do KDE Akademy 2019 desta semana, houve algumas discussões de planejamento em torno da melhoria do editor de texto do Kate.  Assim, o Kate do KDE planeja melhorias para competir melhor com o Atom.

Entre as possíveis melhorias discutidas no Kate estão:

Melhorar (restaurar) as interfaces de plug-in específicas do Kate. Além disso, consolidando os plug-ins do Kate e melhor manipulação para ferramentas externas.;

Tornar a funcionalidade do projeto um recurso principal e não um plug-in;

Adicionando suporte ao LSP (Language Server Protocol) por padrão para fornecer suporte independente de idioma para realce de sintaxe e similares,. Assim, ele deve se tornar mais comparável a outros editores de texto modernos para programadores;

Melhorando a navegação pelo código;

Outras idéias discutidas sobre o Kate do KDE que planeja melhorias para competir melhor com o Atom

  • melhor integração com o Git;
  • visualização de diferenças/patches;
  • e melhor gerenciamento de visualizações. 

Por fim, os desenvolvedores querem que o Kate seja capaz de competir com o Atom e outros editores de texto. Porém, não com os IDEs completos, para os quais já existem o KDevelop, o Qt Creator e outras alternativas de suporte do KDE. 

O Kate já funciona bem como editor de uso geral. No entanto, a competição no espaço do editor de texto ficou mais intensa nos últimos anos. Além de coisas bem estabelecidas, como o GNU Emacs & Vim, foram iniciados novos projetos de editores que definiram o nível mais alto do que os usuários esperam de um editor de texto avançado da GUI. Por exemplo, SublimeAtom e Visual Studio Code são coisas para manter um olho no recurso e no polimento, afirma Christoph Cullmann sobre o Kate.

Portanto, decidimos que faria sentido pensar um pouco sobre quais coisas deveriam ser melhoradas ou alteradas em um futuro próximo. Mais detalhes sobre essas possíveis melhorias no Kate por meio desta publicação no blog.

Fonte: Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile