A nova edição do KDE Applications está cheinha de novidades. Embora, como é conhecido, nada impede o uso em outros tipos de ambientes. Conheça as principais novidades do KDE Applications 18.04:
- Dolphin : o gerenciador de arquivos ganha a habilidade de esconder o painel lateral de locais e adiciona uma nova seção de rede para entradas remotas . Observamos também que o painel do terminal (acessível via F4) pode ser movido à vontade, avisando-nos no caso improvável de que o konsole não esteja instalado. Assim, também houve melhora nas informações nas telas HiDPI. Foi lançado um novo botão para esvaziar a lixeira e as fotos podem ser organizadas na data em que foram tiradas. A integração com o sistema de controle de versão do Git é mais rápido ao arrastar e soltar arquivos.
- Konsole: tornar o terminal do KDE bonito ficou mais fácil. Então, é possível baixar diretamente os esquemas de cores do KNewStuff. Assim, além disso, a barra de rolagem já combina melhor com elas e a seção da guia é exibida apenas quando necessário. Para destacar também a melhor integração com o Wayland, um novo modo somente leitura e o suporte do protocolo de transferência de arquivos ZMODEM.
- O tocador de música Juk agora é compatível com o protocolo de servidor gráfico Wayland. Assim, ele introduz várias melhorias em sua interface.
- O Kdenlive resolve vários bugs relacionados ao redimensionamento de clipes, adapta-se melhor a telas de alta resolução e requer o MLT 6.6.0 ou superior como uma estrutura multimídia.
- Gwenview : existem muitos novos recursos introduzidos no visualizador de imagens do KDE. Estes incluem suporte ao driver MPRIS (que nos dá mais compatibilidade com o KDE Connect no modo slide), botões de miniatura desativados opcionais, ou a ferramenta de clipping e modos de visualização que agora têm memória de parâmetros anteriores. Também vemos uma interface mais refinada em questões como acesso a arquivos ou diretórios recentes, melhorias no sistema de atalhos e diálogos, melhor gerenciamento de cores (através de perfis ICC), bem como mais consistência na visualização de imagens SVG.
- Okular : O suporte a JavaScript em formulários PDF foi aprimorado e a opção de cancelar a renderização e a extração de texto quando o zoom do documento foi alterado.
- Spectacle: a ferramenta de captura de tela dá mais poder aos seus botões na linha inferior. Assim, foram incluídos atalhos para as preferências do programa (agora simplificado) e também um novo botão de ferramenta com seções diferentes. Agora, abrindo o diretório de captura, impressão ou gravação da tela. No modo janela isso é melhorado. Assim, você pode determinar o comportamento do programa, uma vez tomada a captura, de fechar ou permanecer aberto. Assim, o programa lembra melhor as últimas preferências salvas.
- Kleopatra : a certificados de criptografia fornece compatibilidade com sistemas baseados chave Curve25519 e EdDSA (desde que use uma versão recente do GnuPG) e simplifica a codificação/decodificação através de um novo modo de visualização chamado Notepad. Assim, isso pode ser feito diretamente no aplicativo.
- Ark : agora é possível parar a compactação ou extração de arquivos zip (usando a biblioteca libzip como backend).
Na web do projeto KDE você tem mais informações sobre esta versão do KDE Applications 18.04.0.