O projeto KDE completa 25 anos. No entanto, os mais críticos dizem que até 5 anos atrás ele era considerado muito instável. Portanto, observa-se uma excelente melhoria em seu desenvolvimento nos últimos anos. Tanto assim, que passou a desbancar outros desktops populares na preferência dos usuários. Se antes havia Mate, Unity, GNOME, o KDE Plasma ficou disparado como o queridinho de mutos amantes do Linux. Esta semana, Nate Graham começou seu artigo sobre o que está vindo para o KDE falando sobre esta data especial, em que o Plasma 5.23 foi apelidado de Edição do 25º Aniversário. Ele chegará com novidades e um novo tema, enquanto eles continuam a trabalhar para o próximo grande lançamento. Então, o KDE batiza o Plasma 5.23 de Edição do 25º Aniversário do Plasma.
KDE batiza o Plasma 5.23 de Edição do 25º Aniversário do Plasma
Novos recursos chegando ao KDE
- Elisa agora permite que você opcionalmente use o estilo de classificação ‘favorito/não favorito’, onde marcamos as músicas como favoritas em vez de dar a elas um número específico de estrelas (Elisa 21.12).
- Agora podemos rolar com a roda do mouse ou o touchpad sobre a visualização do calendário do Plasma para alterar o mês mostrado (Frameworks 5.88).
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- O Okular não trava mais ao tentar exibir um arquivo Markdown que inclui uma imagem que não tem seu texto alternativo (Okular 08.21.2).
- O Okular não trava mais ao abrir um PDF com um valor de data malformado (Okular 08.21.3).
- Ao usar a função de filtro Dolphin na visualização de detalhes, as pastas que não contêm nenhum arquivo que corresponda ao filtro não são mais exibidas (Dolphin 21.12).
- No Plasma Wayland:
- O KWin não trava mais quando o computador é ativado, mas todas as telas foram marcadas como desativadas; em vez disso, agora ativa a primeira tela conectada, mas desabilitada, para que haja pelo menos uma tela que possa exibir coisas. (Plasma 5.23).
- Os aplicativos XWayland às vezes não desaparecem mais ao alternar a área de trabalho virtual (Plasma 5.23).
- O texto copiado do próprio Plasma (por exemplo, do campo de pesquisa do KRunner) agora aparece na área de transferência global conforme o esperado. Isso corrige o último grande problema da área de transferência do Wayland que o KDE estava ciente. (Plasma 5.23).
- Fechar um aplicativo com uma janela maximizada e reabri-lo faz com que sua janela seja aberta na tela com o cursor sobre ela, em vez de sempre aparecer na tela mais à esquerda (Plasma 5.23).
- O atalho Meta + Q padrão para alternar atividades agora sempre funciona (Plasma 5.23).
- Clicar com o botão direito nos ícones da área de trabalho não exibe mais o menu na tela errada de uma configuração de várias telas (Plasma 5.23).
- O Discover às vezes não mostra mais a versão instalada incorreta para aplicativos e tempos de execução Flatpak com atualizações disponíveis (Plasma 5.23).
- Pressionar enter após inserir um número na caixa de rotação para escolher a espessura de um painel de Plasma agora faz com que a alteração tenha o efeito esperado (Plasma 5.23).
- Os atalhos de teclado Alt + O e Ctrl + Enter/Return agora funcionam para fechar a janela de edição do item da área de transferência (Plasma 5.23).
- Clicar com o botão direito nas cores agora funciona na visualização expandida do widget Seletor de cores (Plasma 5.23).
- O realce da borda da tela agora parece mais confiável em certas situações (Plasma 5.23).
- As dicas de ferramentas do Gerenciador de tarefas exibindo controles de multimídia às vezes não se sobrepõem mais a uma barra de rolagem horizontal na parte inferior (Plasma 5.23 com Frameworks 5.88).
- Dolphin e Plasma e outros aplicativos não travam mais ao desfazer uma cópia de arquivo (Frameworks 5.87).
- A cópia de arquivos de volumes formatados em FAT32 não falha mais às vezes e trava para sempre (Frameworks 5.88).
- O “B” do rótulo “Background Color” na barra de status do Gwenview não está mais parcialmente cortado (Frameworks 5.88).
- Todos os miniaplicativos Plasma devem ser um pouco mais ágeis e usar menos memória graças à recente revisão do código de backend (Frameworks 5.88).
- Ícones coloridos em fundos coloridos em aplicativos KDE agora devem ser recoloridos de forma inteligente para nunca ter a mesma cor que o fundo (Frameworks 5.88).
- O Plasma agora salva todas as alterações feitas no modo de edição assim que sairmos desse modo, portanto, as alterações serão preservadas se o Plasma travar posteriormente (Frameworks 5.88).
- A mensagem de erro ‘A Lixeira está cheia’ agora está mais bem formulada e não transborda mais no Dolphin (Frameworks 5.88).
Melhorias na interface do usuário
- A janela de visualização do Arca não mostra mais um botão Fechar redundante na parte inferior da janela (Arca 21.12).
- Clicar com o botão esquerdo em um ícone na área de trabalho enquanto seleciona vários ícones agora desmarca os ícones que não foram clicados após abrir aquele que foi clicado (Plasma 5.23).
- Na sessão do Plasma Wayland com configuração de várias telas, o cursor agora aparece no login no centro da tela que está mais próximo de estar no centro do layout (Plasma 5.23).
- O efeito de foco para botões, campos de texto, caixas de seleção, botões de rádio, caixas de combinação e caixas de rotação foi expandido em um ‘anel de foco’ que deve ser muito mais fácil de distinguir visualmente à primeira vista (Plasma 5.24).
- A página de Formatos de Preferências do Sistema foi reescrita em QtQuick, que corrige muitos problemas relacionados à interface de usuário antiquada e permite que você inicie uma revisão em grande escala de como as localidades são apresentadas e ajustadas, o que provavelmente incluirá a fusão dos Idiomas Página nesta para que o processo de alteração da linguagem do sistema seja, em última análise, fácil, óbvio e confiável (Plasma 5.24).
- A página Night Color de System Preferences agora suporta a função “Highlight Changed Settings” (Plasma 5.24).
- Quando o miniaplicativo de clima é adicionado ao painel ou o embutido é ativado na bandeja do sistema, seu pop-up agora pede para ser configurado, em vez de nos deixar descobrir que isso é necessário (Plasma 5.24).
- A página de atualização do Discover agora tem um estilo mais leve, mostrando apenas as “pílulas” no lado direito para itens que estão em andamento; caso contrário, o tamanho do texto só aparecerá flutuando no lado direito do elemento (Plasma 5.24).
- Os elementos básicos da IU no Plasma agora seguem o mesmo estilo recentemente implantado para aplicativos KDE, o que também melhora a visibilidade do efeito de foco, particularmente para controles deslizantes e caixas de seleção (Frameworks 5.87).
- Por padrão, os aplicativos baseados no KTextEditor, como KWrite, Kate e KDevelop agora permitem que você coloque o texto entre parênteses ou colchetes selecionando o texto e digitando o caractere de abertura do parêntese/colchete/etc. (Frameworks 5.88).
- Miniaplicativos Systray com itens de lista expansível agora são mais fáceis de usar com o teclado: você pode ativar o botão padrão de um item com a tecla Return/Enter, expandi-lo com a barra de espaço, recolhê-lo com a tecla Escape e exibir seu menu de contexto (se presente) usando a tecla Menu em seu teclado, se você tiver uma (Frameworks 5.88).
- Itens de grade nas preferências do sistema As páginas de exibição de grade agora indicam visualmente quando têm o foco do teclado (Frameworks 5.88).
Quando tudo isso chegará ao KDE?
“Plasma 25th Anniversary Edition” (5.23) chegará no dia 12 de outubro. O KDE Gear 21.08.3 será lançado em 11 de novembro e, embora ainda não haja uma data específica para o KDE Gear 21.12, sabemos que poderemos usá-lo em dezembro. O KDE Frameworks 5.87 já saiu, e o 5.88, no dia 13 de novembro. O Plasma 5.24 ainda não tem data marcada.
Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release, embora este último normalmente demore um pouco mais que o sistema. do KDE.
Via Ubunlog