Os desenvolvedores do KDE passaram a primeira semana de outubro trabalhando em melhorias no gerenciador de arquivos Dolphin, trabalho aparentemente interminável no suporte ao HiDPI e uma variedade de outras melhorias para este desktop de código aberto líder. Portanto, o KDE começa outubro com melhorias no Dolphin, além de outras melhorias.
Esta semana, alguns dos destaques do desenvolvimento do KDE incluem:
Os botões voltar/avançar do Dolphin agora podem ser pressionados para um menu suspenso com histórico completo. O Dolphin agora também possui uma área “Arquivos Recentes” para substituir a seção “Salva Recentemente” anterior quebrada;
O HiDPI corrige junto com um novo botão de configurações do sistema, expondo fatores de escala de 1,25x e 1,75x;
O Kate e outro software KTextEditor não possuem mais linhas horizontais com falha ao usar um fator de escala fracionário;
O Okular agora lembra o zoom e outras configurações por documento.
Foi uma grande semana para o Dolphin com alguns novos recursos, além de várias melhorias para outros aplicativos. Entre eles, o desenvolvedor do KDE, Christoph Cullmann, enfrentou uma alta alta de DPI e corrigiu falhas visuais no Kate e Okular no Windows ao usar um fator de escala de alta DPI e fez um grande progresso no sentido de corrigir as infames falhas de linha no Konsole ao usar o dimensionamento fracionário . Embora ainda não seja perfeito, está muito melhor agora.
Além disso, várias coisas boas estão em desenvolvimento que ainda não posso anunciar, mas garanto que você gostará delas assim que chegarem nas próximas semanas!, disse Nate Graham.
Mais detalhes sobre o progresso do KDE desta semana por meio desta postagem no blog do desenvolvedor do KDE Nate Graham.
Novas características do KDE que começa outubro com melhorias no Dolphin
- Os botões voltar e avançar do Dolphin agora podem ser clicados e mantidos para mostrar um menu suspenso com o histórico completo:
- O painel Places visível no Dolphin e em outros aplicativos do KDE agora substitui as entradas na seção antiga “Salva recentemente” que nunca funcionou corretamente com as entradas “Arquivos recentes” e “Pastas recentes” que funcionam perfeitamente:
- O Dolphin agora permite que você escolha todas as opções disponíveis para o que acontecerá quando você abrir um arquivo de script executável:
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- O Kate e outros aplicativos de texto que usam a estrutura KTextEditor não mostram mais linhas horizontais com falha ao usar um fator de escala fracionário;
- Corrigido um erro de renderização bizarro com painéis Konsole incorporados no Kate e outros aplicativos ao usar duas telas de alto DPI;
- Quando o Gwenview é usado para cortar uma imagem com um aparador de rádio de aspecto fixo e ajustá-lo usando os cantos superior esquerdo ou superior direito, a área de corte não tem mais um pixel de altura;
- O recurso “Aparar espaços à esquerda” do Konsole não remove mais linhas vazias.
Melhorias na interface do usuário
- A página Configurações do sistema exibe agora uma interface de usuário de escala aprimorada: o controle deslizante agora expõe os importantes fatores de escala de 1,25x e 1,75x, mas permite que você escolha um fator de escala mais granular, se desejar . Se você fizer isso no X11, ele exibirá um aviso de que os aplicativos podem parecer estranhos (eu: Nate Graham, KDE Plasma 5.18.0):
</li>
- O Okular agora lembra o modo de exibição, as configurações de zoom e as configurações da barra lateral por documento;
- O Gwenview e o Spectacle agora têm interfaces de usuário consistentes para os seletores de modo de qualidade JPEG: