KDE Connect já permite conectar o Android ao macOS

KDE Connect já permite conectar o Android ao macOS

Um antigo problema está perto do fim. A partir de agosto, uma versão estável do KDE Connect já permite conectar o Android ao macOS. Assim, embora o KDE Connect  seja diferente, nos permite conectar nosso telefone Android ao nosso computador. Ele sempre foi compatível com o Linux, depois foi (ainda em desenvolvimento) com o Windows e agora também é compatível com o macOS.

Pelo menos foi isto que a Comunidade do KDE publicou. No artigo, eles também mencionam como o ecossistema da Apple funciona. Destacam, porém, como esse ecossistema não serve para nada se nosso computador for um Mac e nosso telefone não for um iPhone. Portanto, em breve, a impossibilidade de usar o Android + macOS ficará no passado. Já é possível, portanto, conectar nosso Android ao Mac da mesma maneira e a ferramenta que usamos para fazer isso no Linux. Contudo, tudo está em uma fase de desenvolvimento que se tornará estável em cerca de um mês.

Como instalar o KDE Connect no macOS

Para instalar o KDE Connect no macOS, temos que seguir estes passos:

Temos duas opções e em ambas receberemos uma imagem DMG:

  • Baixe o KDE Connect DMG para macOS neste link. Mais uma vez, alertamos que ainda não se tornou uma versão estável. Eles vão lançar a versão final em agosto.
  • Criamos nossa própria versão seguindo as instruções descritas aqui. Esta segunda opção é recomendada se você estiver executando o macOS 10.13 ou anterior.
  1. Provavelmente não nos permite executar o software, mas é normal para uma função de segurança que o macOS introduziu nas versões mais recentes. Depois de executá-lo, se falhar, temos que permitir sua execução a partir das configurações de segurança do sistema.
  2. Abra a imagem DMG: basta clicar duas vezes para ver o seguinte:
  3. O macOS nos permite executar muitos aplicativos sem instalá-los, porém isso não faz muito sentido quando se trata de um aplicativo que usaremos com frequência. Ainda menos, se quisermos que ele seja bem integrado ao sistema. Para instalá-lo, basta arrastar o ícone do kdeconnect-indicator-app para a pasta Aplicativos que aparecerá ao lado dele.

Como usar o KDE Connect já permite conectar o Android ao macOS

  1. Agora que está instalado, podemos usá-lo. Depois de arrastar o ícone para a pasta de aplicativos estará disponível nessa pasta. Para executar o KDE Connect, temos três opções:
    1. Clicamos duas vezes no ícone que foi criado na pasta de aplicativos.
    2. Fazemos um gesto de fechar três dedos no trackpad para abrir a barra de lançamento e clicar no indicador de conexão do KDE. Também podemos abrir a barra de ativação a partir do ícone da estação (se não a tivermos removido).
    3. Pressione CMD + Spaço para iniciar o Spotlight, pesquise no aplicativo e pressione Enter.
  2. Quando você abre o aplicativo, o ícone aparecerá na bandeja do sistema. Nós clicamos nele e depois em “Configurar” para abrir suas configurações.
  3. Na janela que aparece, veremos os dispositivos disponíveis. Pesquisamos e selecionamos nosso telefone Android.

O que posso fazer com o KDE Connect for macOS?

Neste momento, o que pode ser feito com o KDE Connect for macOS é:

  • Execute comandos predefinidos do nosso Mac a partir de dispositivos conectados.
  • Verifique o nível da bateria do nosso telefone na área de trabalho.
  • Faça o telefone tocar para encontrá-lo.
  • Compartilhe arquivos e links entre dispositivos.
  • Controle o volume do Mac a partir do telefone.
  • Mantenha o Mac acordado enquanto o telefone estiver conectado.
  • Receba notificações do telefone no computador (atualmente desativado).

No entanto, um item importante ainda está de fora dos recursos. Falamos da capacidade de receber notificações do seu celular no Mac. Porém isso deve ocorrer em breve. Provavelmente, em agosto, quando eles lançarem a versão estável do KDE Connect para MacOS. De qualquer forma, já podemos usar o KDE Connect com computadores Apple.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile