Os desenvolvedores do KDE continuam muito ocupados planejando o Plasma 6.0, bem como trabalhando em várias mudanças no Plasma 5.27 como o último lançamento da série Plasma 5 para desktop. Assim, o KDE encerra outubro com mais planejamento do Plasma 6.0 e correções do Plasma Wayland.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, saiu com seu habitual resumo semanal que descreve todos os desenvolvimentos notáveis do KDE na semana passada.
À medida que nos aproximamos do final do Plasma 5, muitas pessoas estão pensando no que vem a seguir para o Plasma 6, além de simplesmente portá-lo para o Qt 6. O consenso geral é evitar grandes mudanças arquitetônicas, com a maioria das principais mudanças sendo melhorias na interface do usuário e novos recursos. Portanto, a equipe de VDG do KDE tem estado ocupada planejando esse futuro, o que rendeu muitas melhorias para a última e melhor versão do Plasma 5!
KDE encerra outubro com mais planejamento do Plasma 6.0 e correções do Plasma Wayland. Estes e outros trabalhos significativos do KDE nesta semana incluem:
- Muitas melhorias de design visual (e planos) para o KDE Plasma 6. Com o Plasma 5.27 sendo o último da série Plasma 5 , os desenvolvedores do KDE estão ocupados planejando o Plasma 6. para o kit de ferramentas Qt6, eles estão tentando evitar grandes mudanças arquitetônicas, mas haverá melhorias na interface do usuário e outros novos recursos chegando ao Plasma 6.0.
- O gerenciador de arquivos Dolphin 22.12 permitirá reverter para seu antigo comportamento de exibição de lista para aqueles que não gostam de sua exibição de lista alterada recentemente.
- Um novo design de página inicial para o KDE Discover.
- Corrigindo a apresentação de diálogos portalizados no Plasma X11 para que eles mostrem o tema e as cores corretos.
- A nova caixa de diálogo de seleção de aplicativos baseada em Kirigami em portal recebeu algumas melhorias.
- “Melhorou massivamente” a aparência de visualizações de lista e cabeçalhos de seção de lista em todo o software KDE.
- O perfil de aceleração “plano” no KDE Plasma Wayland agora funciona corretamente.
- Correção de uma regressão de sessão X11 recente que fazia com que as janelas maximizadas não fossem maximizadas corretamente ao usar o dimensionamento.
- Várias correções para o Firefox no Plasma Wayland.
Novas características
Se você realmente não gosta do comportamento de visualização de lista recentemente alterado do Dolphin de selecionar ou abrir um item ao clicar em áreas vazias de sua linha, agora você pode voltar ao modo antigo (Dolphin 22.12. Link):
O Discover agora tem um novo design de página inicial com categorias de atualização dinâmica que mostra aplicativos populares e um novo conjunto de aplicativos em destaque que mostram o melhor do KDE (Aleix Pol Gonzalez, Carl Schwan, eu: Nate Graham e Devin Lin, Plasma 5.27. Link 1, link 2, link 3 e link 4):
Agora você pode clicar com o botão do meio no ícone Redes para ativar e desativar o Modo Avião (eu: Nate Graham, Plasma 5.27. Link ):
“Executando” (ou seja, clicando ou pressionando a tecla Enter para) entradas de definição de dicionário na lista de resultados do KRunner agora copia o texto de definição para a área de transferência e até envia uma notificação do sistema sobre isso para que você saiba que aconteceu;
Nos menus suspensos da barra de navegação do caminho do Dolphin, agora as pastas ocultas aparecerão se você tiver arquivos ocultos visíveis (Eugene Popov, Frameworks 5.100. Link):
Melhorias na interface do usuário
Nas páginas do Info Center que consistem em texto monoespaçado, o texto agora é selecionável (e, portanto, copiável) e não transborda um pouco no lado direito (Plasma 5.26.2. Link)
Na sessão do Plasma X11, os diálogos em portal exibidos pelos aplicativos Flatpak não usam mais temas e cores errados (Plasma 5.26.2. Link)
As janelas com tema Breeze agora têm um contorno sutil ao redor delas, o que não só parece elegante como o inferno, mas também ajuda a evitar que as janelas com tema escuro se misturem umas com as outras (Plasma 5.27. Link):
Os painéis flutuantes agora flutuam sempre que qualquer janela os toca, e as margens que eles ganham ao fazê-lo agora são menores e menos estranhas. Isso também faz com que os pop-ups do Panel Widget toquem a borda de um painel flutuante (Plasma 5.27. Link 1 e link 2 )
A nova caixa de diálogo de seleção de aplicativos baseada em Kirigami em portal agora tem texto mais focado e relevante na área do cabeçalho (Plasma 5.27)
Agora você pode pesquisar no KRunner por “Salvar sessão” para invocar a funcionalidade de salvamento manual de sessão, e quando você usa o KRunner para alternar sessões, a caixa de diálogo de mensagem que ele mostra agora está redigida de forma mais compreensível e não faz o que você está prestes a fazer parecem assustadores (Plasma 5.27. Link 1 e link 2)
O plugin “Recent Files” do KRunner agora corresponde a substrings (Plasma 5.27. Link)
Agora você pode redimensionar o pop-up do Kickoff para ser menor do que é por padrão, se quiser (Plasma 5.27. Link)
O texto do título nas páginas de configurações do sistema baseadas em QtWidgets agora tem o mesmo preenchimento e alinhamento que aqueles em páginas baseadas em Kirigami, então não há mais uma diferença estranha entre eles quando você muda de página (Plasma 5.27. Link 1 e link 2 )
Em todo o software KDE, a aparência das visualizações de listas e dos cabeçalhos das seções da lista foi bastante aprimorada (Frameworks 5.100. Link 1 link 2 ):
Os pop-ups dos widgets do painel agora são exibidos centralizados em seu painel quando podem ser exibidos como tal sem se desconectar dos ícones do painel (Niccolò Venerandi, Frameworks 5.100. Link).
Nas caixas de diálogo em que você pode excluir arquivos permanentemente, os botões para fazer agora dizem “Excluir permanentemente” para que você tenha absoluta certeza do que está se metendo.
Mais detalhes sobre essas mudanças no final de outubro no blog do Nate.