O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, divulgou um pouco mais cedo o seu habitual resumo semanal de desenvolvimento em que destaca todo esse ambiente de desktop de código aberto. O mais importante a ter destaque nesta semana é o suporte de integração do KDE para religar botões extras do mouse, bem como muito trabalho contínuo no Discover. KDE facilita o remapeamento de botões extras do mouse.
Os destaques desta semana no espaço do KDE incluem:
- O KDE agora pode religar os botões do seu mouse com vários botões. Essa mudança para religar botões extras do mouse está chegando para o Plasma 5.26 para que eles possam ser atribuídos a combinações de teclas arbitrárias que causarão um evento de tecla sintética quando pressionadas. Na área de Configurações do Sistema KDE é onde botões adicionais podem ser recuperados.
- O editor de texto Kate agora possui um recurso de macro de teclado;
- O centro de software Discover agora tem um ajuste para escolher a frequência com que os usuários são notificados de novas atualizações, seja diária, semanal, mensal ou nunca;
- A caixa de diálogo de seleção de aplicativos para aplicativos baseados em sandbox/portal agora tem uma configuração de navegação de teclado muito melhor;
- A página “Atualizações” do Discover agora mostra informações de versão corretas sobre atualizações de firmware;
- As capturas de tela do Discover agora suportam imagens animadas;
- O Kate e outros programas que usam o KTextEditor agora suportam vários métodos baseados em mouse para adicionar mais cursores para a funcionalidade de vários cursores;
- Várias outras correções de bugs.
Outros novos recursos
Elisa agora tem como padrão salvar arquivos de playlists com caminhos relativos internamente quando os arquivos de música que eles referenciam estão na mesma pasta – que é o que a maioria dos outros tocadores de música fazem – mas isso pode ser alterado se você preferir que seus arquivos de playlists sempre contenham caminhos absolutos (Elisa 22.12. Link)
Kate agora tem um recurso de macro de teclado! (Plasma 5.26. Link)
O Discover agora permite que você escolha a frequência com que o notifica sobre novas atualizações! E dentro dessas frequências, agora é menos agressivo em notificá-lo; você não terá mais a experiência de atualizar, reiniciar e receber imediatamente uma notificação sobre outra atualização! Por fim, essa IU de frequência também controla a frequência das atualizações automáticas, se você as tiver ativado. (Plasma 5.26. Link 1 Link 2 Link 3):
Melhorias na interface do usuário
O Dolphin não informa mais “ação cancelada pelo usuário” quando você cancela uma operação antes de confirmá-la ou concluí-la (Dolphin 22.08.1. Link )
Ao usar o Discover no modo móvel/estreito, clicar em uma categoria não-pai na gaveta agora fecha automaticamente a gaveta (Plasma 5.25.5. Link )
A página de áudio das configurações do sistema agora apresenta um layout simplificado com itens de lista menores para que a exibição inteira não seja consumida por apenas alguns dispositivos de áudio (Plasma 5.26. Link ):
A caixa de diálogo de seleção de aplicativos para aplicativos que usam sandbox/portal agora melhorou significativamente a navegação pelo teclado (Plasma 5.26. Link ):
Leitor de vídeo
A página de atualizações do Discover agora mostra a versão instalada correta para atualizações de firmware e não mostra mais o número da versão e o nome da ramificação para aplicativos e tempos de execução Flatpak, o que era confuso no caso em que o nome da ramificação do aplicativo parecia um número de versão, então parecia como se o aplicativo tivesse dois números de versão (Plasma 5.26. Link 1 Link 2):
As capturas de tela do Discover agora também suportam imagens animadas (Plasma 5.26. Link)
A posição do seu cursor agora é lembrada nos arranjos da tela (Plasma 5.26. Link)
As barras de caminho em vários aplicativos do KDE como Dolphin e Gwenview agora aceitam caminhos relativos (Frameworks 5.98. Link)
Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor agora suportam vários métodos baseados em mouse para adicionar mais cursores usando o recurso multicursor (KDE Frameworks 5.98. Link)
Mais detalhes sobre a empolgação do KDE desta semana no blog de Nate.