O Projeto KDE lançou neste final de emana o KDE Frameworks 5.103. Portanto, esta é a última versão estável desta coleção de código aberto de bibliotecas complementares para Qt. Sendo assim, fornece funcionalidades comumente necessárias para o KDE Plasma e seu ecossistema de aplicativos. O maior destaque do KDE Frameworks 5.103 é que ele melhora o suporte para aplicativos Flatpak e Qt 6, além de possuir muitas mudanças no Plasma Wayland.
No KDE Frameworks 5.103, os desenvolvedores do KDE melhoraram o suporte para aplicativos Flatpak ao solucionarem um grande bug que fazia com que seu sistema travasse durante a instalação ou atualização de Flatpaks, especialmente ao usar o sistema de arquivos Btrfs.
Eles também melhoraram a sessão do Plasma Wayland corrigindo vários problemas estranhos e aleatórios da área de transferência, bem como o recurso “Copiar para a área de transferência logo após tirar uma captura de tela” do Spectacle, que agora funciona como esperado no Plasma Wayland.
O KDE Frameworks 5.103 também implementa uma mensagem de erro que avisa os usuários ao tentar executar um programa CLI que não está instalado ou não pode ser encontrado, adicionou uma dica de ferramenta mostrando o texto completo para itens de lista padrão com texto omitido em aplicativos baseados em Kirigami e melhorou dicas de ferramenta em aplicativos KDE baseados em QtWidgets para não exibir mais o mesmo texto duas vezes.
KDE Frameworks 5.103 com novidades para aplicativos Flatpak e Qt 6
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 5.103 está aqui para melhorar as exibições emolduradas com cantos arredondados para resolver algumas falhas visuais, melhorar a rolagem nas barras de rolagem para funcionar de forma consistente e ter uma aparência melhor ao usar um idioma RTL (da direita para a esquerda) e corrigir um monte de várias outras falhas com barras de rolagem. Além disso, não é mais possível arrastar itens em exibições roláveis ??que não deveriam ser arrastáveis.
Também foram corrigidos nesta versão dois problemas com o posicionamento pop-up do widget do Painel de Plasma, que foram centralizados de forma inadequada em configurações de vários monitores ou quando o painel não foi maximizado, várias falhas visuais afetando os ícones do Painel de Plasma e da Bandeja do Sistema, especialmente para Qt 6 , bem como títulos de páginas em aplicativos baseados em Kirigami.
Para mais detalhes sobre as mudanças implementadas no KDE Frameworks 5.103, confira o changelog completo. Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de área de trabalho KDE Plasma ou qualquer aplicativo KDE, fique de olho nos repositórios estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux para os pacotes com versão 5.103 e atualize o mais rápido possível.