O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.104 como a atualização mensal para esta coleção de código aberto de mais de 80 bibliotecas complementares para Qt, fornecendo funcionalidades básicas para o ambiente de desktop KDE Plasma e o ecossistema de aplicativos KDE. Sendo assim, o KDE Frameworks 5.104 melhora suporte ao Plasma Wayland e tela sensível ao toque.
O KDE Frameworks 5.104 está aqui para melhorar ainda mais a sessão do Plasma Wayland , certificando-se de que a tela de login do SDDM funcione bem com uma tela sensível ao toque, como um telefone celular ou tablet, especialmente ao usar o Teclado Virtual para permitir que os usuários rolem a lista de layout do teclado com um deslize. Essa melhoria também será implementada na próxima versão pontual do KDE Plasma 5.27.3 na próxima semana.
A sessão do Plasma Wayland também recebeu várias correções para fazer com que as janelas do aplicativo KDE lembrem corretamente seu tamanho em uma configuração de vários monitores e para resolver uma regressão semi-recente que poderia fazer com que o serviço de indexação de arquivos Baloo travasse com frequência.
KDE Frameworks 5.104 com melhorias no suporte ao Plasma Wayland e tela sensível ao toque
O KDE Frameworks 5.104 também corrige duas grandes falhas na área de trabalho do Plasma relacionadas a ações que mostrariam miniaturas de janelas no Gerenciador de Tarefas, melhora o gerenciador de arquivos Dolphin para não mais travar ao exibir metadados e visualizações de arquivos .mobi e torna possível excluir itens de lixo.
O suporte para várias configurações de monitor também foi aprimorado nesta versão para tornar mais robusto o modo como os tamanhos e as posições das janelas de aplicativos do KDE são lembrados. Graças a essa alteração, você deve encontrar menos problemas de janelas com tamanho e posição incorretos, especialmente ao alterar as telas.
Por último, o KDE Frameworks 5.104 melhora o sistema Get New ao buscar novos complementos para permitir que você escolha os itens que deseja obter quando houver mais disponíveis e eles não couberem na exibição, além de facilitar a remoção conteúdo baixado mais robusto.
Também foram aprimoradas todas as páginas de configurações do sistema que não continham o suporte “arquivar um bug nesta página específica”, bem como muitos outros pequenos bugs, falhas e problemas para tornar sua experiência de desktop Plasma melhor e mais confiável.
Confira o changelog completo para mais detalhes e fique atento aos pacotes KDE Frameworks 5.104 nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux nos próximos dias e atualize suas instalações assim que estiverem disponíveis.