Acaba de sair a versão do KDE Frameworks 5.109 eque melhora detecção de GPUs em sistemas Dual-GPU. Esta versão também melhora o suporte para copiar um grande número de arquivos.
O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.109 como a versão mais recente deste pacote de software de código aberto que consiste em mais de 80 bibliotecas complementares para Qt, fornecendo funcionalidades comumente necessárias para o ambiente de área de trabalho KDE Plasma e aplicativos KDE.
O KDE Frameworks 5.109 chegou cerca de uma semana depois do esperado para melhorar a detecção de placas gráficas em sistemas de GPU dupla. De acordo com os desenvolvedores, essa mudança desbloqueia a capacidade de dizer ao sistema para usar a GPU discreta mais poderosa para aplicativos específicos.
O KDE Frameworks 5.109 também melhora o suporte para copiar um número muito grande de arquivos corrigindo um bug que poderia fazer com que alguns itens fossem ignorados silenciosamente, adiciona suporte para leitura de tamanhos de arquivo de campos estendidos ZIP64 para o aplicativo KArchive e atualiza o suporte para feriados suecos em a biblioteca do KHolidays.
KDE Frameworks 5.109 melhora detecção de GPUs em sistemas Dual-GPU
O poderoso aplicativo editor de texto KTextEditor recebeu um comportamento de backspace aprimorado para linhas vazias quando o cursor está além do final da linha (modo de seleção de bloco), movimento do cursor para cima/para baixo aprimorado no modo Seleção de bloco e conclusão aprimorada apenas iniciando caracteres de itens que são coincide.
Fora isso, esta versão melhora a biblioteca KIconThemes para não definir mais automaticamente o Breeze como o tema alternativo em sistemas Android. Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta atualização, confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento .
O KDE Frameworks 5.109 está sendo lançado agora em suas distribuições GNU/Linux favoritas, portanto, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??para os novos pacotes. Recomenda-se que os usuários do KDE Plasma e aqueles que usam aplicativos do KDE atualizem para esta nova versão do KDE Frameworks o mais rápido possível.