O Projeto KDE anunciou recentemente o KDE Frameworks 5.92. Esta é a atualização para março de 2022 da coleção de código aberto de mais de 80 bibliotecas complementares para o Qt, fornecendo funcionalidade comum para a área de trabalho Plasma e aplicativos relacionados. Então, o novo KDE Frameworks 5.92 tem melhorias para Dolphin e KRunner. Isso ocorre por meio da correção de bugs que o faziam travar ao arrastar arquivos ou pastas para o topo do painel Locais, bem como ao fechar a caixa de diálogo “Criar novo arquivo” em um lugar remoto.
Falando sobre o painel Locais, agora você pode arrastar um arquivo ou pasta sobre um item no painel Locais para abrir o respectivo local na visualização principal. Além disso, se o item do painel Locais for um disco desmontado, ele será montado automaticamente ao arrastar um arquivo ou pasta sobre ele.
O KRunner, por outro lado, recebeu algumas novas consultas de pesquisa na web e agora é capaz de converter teaspoons e tablespoons entre si, bem como para outras unidades.
O utilitário de captura de tela do Spectacle também foi aprimorado no KDE Frameworks 5.92. Assim, ele agora instala o popular software de gravação e streaming de tela OBS Studio ao usar o recurso “Instalar” em Ferramentas > Gravar tela > OBS Studio.
KDE Frameworks 5.92 tem melhorias para Dolphin e KRunner
Entre outras mudanças notáveis, agora é possível iniciar aplicativos GTK3 ativáveis por DBus na sessão Plasma Wayland, erros nas caixas de diálogo abrir/salvar agora são exibidos em linha e há um novo item de menu de contexto “Find Action” no menu Help de cada Aplicativo KDE para melhorar a capacidade de descoberta do KCommandBar.
Para aplicativos baseados em QtQuick, o KDE Frameworks 5.92 melhora as visualizações roláveis com texto para não evitar falhas visuais quando a visualização é rolada muito lentamente (um pixel por vez), adiciona a capacidade de aplicar alterações de fonte instantaneamente e corrige um problema de desempenho para tornar eles usam um pouco menos de recursos da CPU.
Para aplicativos Kirigami, esta versão melhora as barras de rolagem mais à direita para aplicativos que usam gavetas laterais e torna os cabeçalhos de seção Kirigami FormLayout em negrito para se destacar visualmente do conteúdo em suas seções.
Para Kate, KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor, o KDE Frameworks 5.92 melhora a maneira como diferenciam arquivos com o mesmo nome de arquivo que são abertos em abas.
Outras mudanças
Fora isso, esta versão aborda alguns vazamentos de memória em aplicativos do KDE que usam a estrutura Solid, bem como ao cancelar operações de movimentação ou cópia em processo. Um bug que fazia a área de trabalho do Plasma travar ao copiar determinado texto para a área de transferência também obteve correção.
Também foi adicionada no KDE Frameworks 5.92 a capacidade de abrir uma página solicitada do Centro de Informações em uma janela separada ao clicar em um botão nos applets da Bandeja do Sistema quando o Centro de Informações não está instalado. Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas nesta nova atualização do KDE Frameworks, confira as notas de lançamento.
Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente, é recomendável que você atualize suas instalações para os pacotes 5.92.0 do KDE Frameworks assim que eles chegarem aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita.
Via 9to5Linux