O Akademy 2020, encontro anual de desenvolvedores do KDE, aconteceu esta semana que passou. O evento acabou no último dia 11 de forma totalmente on-line devido à pandemia. Então, para os interessados no Akademy 2020 virtual existe o site da conferência. Mesmo com esse encontro virtual de desenvolvedores KDE tiveram muito trabalho de desenvolvimento progrediu durante a semana.
E todas as realizações são o principal assunto do blog do desenvolvedor do KDE, Nate Graham. Ele faz uma recapitulação do desenvolvimento semanal. O principal destaque é que o KDE lançou um site de desenvolvedor em developers.kde.org. Objetivo é ajudar os desenvolvedores a se envolver e criar aplicativos que funcionam bem com o KDE Plasma.
KDE lança site da plataforma de desenvolvedor e também tem outros destaques:
- O Okular agora tem uma opção de linha de comando para permitir que você abra um documento em uma página específica (por exemplo
okular /path/to/file.pdf#page=3
) (Okular 1.12); - Se o seu hardware suportar, o Plasma agora permite configurar um limite de carga inferior a 100% para a bateria, para preservar sua vida útil (Plasma 5.20);
A visualização de texto no Kate, KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor agora respeita o esquema de cores ativo em todo o sistema! (Frameworks 5.75)
Correções de bugs e melhorias de desempenho
Corrigido um bug no Spectacle que poderia causar corrupção gráfica nas capturas de tela de uma das telas de uma configuração de tela de DPI alto de vários monitores (Spectacle 20.08.2)
Corrigido um bug que podia fazer com que o Konsole travasse ocasionalmente ao selecionar ou colar texto enquanto pressionava a tecla shift (Konsole 20.08.2)
Também corrigiram um bug no Dolphin que podia fazer com que arrastar e soltar arquivos no Audacious ou outros aplicativos não funcionassem (Dolphin 20.08.2)
Corrigido um bug no Elisa que poderia fazer com que a mensagem de espaço reservado “Lista de reprodução vazia” ainda ficasse parcialmente visível quando a lista de reprodução estava oculta (Elisa 20.08.2)
O efeito de rolagem suave do Okular para as teclas PageUp/PageDown não bloqueia mais a rolagem mais rápida mantendo as teclas PageUp/PageDown pressionadas ou pressionando-as em rápida sucessão e agora se aplica à pesquisa para trás também (Okular 1.11.2)
Devido à correção acima, a rolagem suave do Okular foi reativada para a roda do mouse e as teclas de seta porque não é mais tão irritante (Okular 1.11.2)
Corrigido um bug no Okular que poderia causar defeitos visuais ao rolar após criar e selecionar uma anotação (Okular 20.12)
O lançamento do Discover agora é mais rápido (Plasma 5.20)
O KRunner não perde mais as primeiras teclas quando invocado digitando enquanto a área de trabalho está focada (Plasma 5.20)
O KRunner agora é mais rápido de iniciar usando seu atalho de teclado global, tornando menos provável a perda das primeiras teclas que você digitar (Plasma 5.20)
Melhorou substancialmente a velocidade e a capacidade de resposta de aplicativos grandes e complicados baseados em QML (Frameworks 5.75)
Corrigido um bug estranho que poderia fazer com que o Kate não mudasse o tamanho da fonte após ajustar o esquema de cores do sistema (Frameworks 5.75)
Melhorias na interface do usuário
O Okular agora em breve usará a mesma convenção de versão baseada em data usada pela maioria dos outros aplicativos do KDE! Isso significa que a próxima versão principal será o Okular 20.12, e não o Okular 1.12 (Okular 20.12)
Ao usar um menu global ou um botão de menu na barra de título, o menu de Elisa é mais típico em estrutura e organização (Elisa 20.12)
Aquilo no Plasma que todos chamam de “modo de edição” agora é realmente referido usando essa expressão na interface do usuário (Plasma 5.20)
Agora é possível criar pastas na área de trabalho usando o atalho de teclado padrão (F10) (Plasma 5.20)
Todas as folhas de sobreposição do Discover estão agora centradas horizontalmente na janela, em vez de algumas delas serem centralizadas horizontalmente apenas na vista direita (Plasma 5.20)
Quando você faz um aplicativo em tela inteira, agora há uma bela transição animada, como quando uma janela é maximizada (Plasma 5.20)
Agora há uma pequena linha separadora entre os botões de navegação e os breadcrumbs , para visualizações / barras de ferramentas que possuem ambos (Frameworks 5.75)
Mais detalhes sobre os esforços desta semana no blog de Nate.