Para aqueles que se aventurar e saber como as coisas estão caminhando em relação à portabilidade do KDE Plasma 6.0 e KDE Frameworks Qt 6, há novidades. É que a famosa distribuição KDE Neon Linux com sua edição “instável” começou a ser construída contra os componentes Qt6.
O KDE Neon Unstable Edition agora está fazendo uso das compilações baseadas em Qt 6 do KDE Frameworks e do Plasma. No entanto, antes de ficar muito empolgante, o KDE Neon tem um aviso claro para os usuários:
Este é um desenvolvimento em estágio muito inicial. Quase tudo está super quebrado do ponto de vista do usuário e pode não ser útil obter 500 relatórios de bugs sobre cada pequena coisa, então tome cuidado.
KDE Neon instável vem com Qt 6 Frameworks/Plasma
A maioria dos usuários ficará melhor esperando alguns meses para que o desenvolvimento do KDE Plasma 6.0 se estabilize antes de usá-lo em qualquer sistema de produção. Os desenvolvedores do KDE Neon anunciaram as compilações instáveis do Qt 6 ontem.
“A edição instável do KDE neon é construída a partir do git master. Nas últimas semanas, congelamos o repositório publicado porque sabíamos que a mudança para compilações baseadas em Qt 6 do KDE Frameworks e do Plasma quebraria a instalação. Eles ainda vão quebrar a instalação, mas agora é a hora de experimentá-lo. É de vital importância atualizar seu pacote neon-settings-2 primeiro porque as compilações Qt 5 e 6 têm arquivos sobrepostos e isso permitirá isso”.
As versões estáveis e instáveis desta distribuição principal do KDE Linux podem ser baixadas em neon.kde.org.