Logo depois do lançamento oficial há alguns dias, já saiu uma nova versão do ambiente de trabalho KDE Plasma 6. Assim, o KDE Plasma 6.0.1 traz melhorias e corrige vários bugs.
O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 6.0.1 como a primeira atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6 abordando vários bugs, falhas e aborrecimentos.
O KDE Plasma 6.0.1 está aqui apenas uma semana após o lançamento do KDE Plasma 6 e está repleto de correções para o modo de tela cheia do VLC, um acidente aleatório no Plasma, uma fonte de breves congelamentos de tela na sessão X11, algumas falhas com o novo efeito Cubo, bem como um acidente KWin com drivers legados da série NVIDIA 340.
Esta primeira versão pontual do KDE Plasma 6 também melhora o arrastar de arquivos ou pastas da área de trabalho para outra tela para que eles não desapareçam temporariamente, o que também corrige uma falha no Plasma que poderia ocorrer ao arrastar arquivos ou pastas da área de trabalho para uma pasta visível no gerenciador de arquivos Dolphin.
O novo efeito Visão geral foi aprimorado nesta atualização para que você possa fechá-lo acionando a tecla de atalho superior esquerda padrão duas vezes enquanto a Visão geral estiver aberta, impedir que o efeito Visão geral seja fechado ao clicar em seu campo de pesquisa e adicionar um contorno azul ao redor da área de trabalho virtual ativa no modo de exibição Grade da Área de Trabalho.
KDE Plasma 6.0.1 traz melhorias e corrige vários bugs
O Painel de Plasma também foi melhorado para não fechar mais quando você clica com o botão direito do mouse nele enquanto estiver no modo Auto-Hide e seleciona a opção “Adicionar Widgets…”, que impedia os usuários de adicionar widgets ao painel. Além disso, clicar em um item do painel quando um pop-up do painel é aberto mais uma vez ativa o respectivo item em vez de fechar o pop-up do painel.
Além disso, o KDE Plasma 6.0.1 resolve uma falha visual que faz com que os contornos das janelas fiquem ligeiramente desconectados de suas janelas ao redimensionar a janela ao usar certos fatores de escala fracionária, bem como uma falha visual que pode fazer com que as janelas em monitores girados sejam giradas incorretamente por um breve período de tempo depois de se tornarem visíveis ao usar o efeito “Glide”.
Por último, mas não menos importante, o primeiro lançamento pontual do KDE Plasma 6 está aqui para corrigir um bug no Task Switcher que poderia quebrá-lo ao clicar no botão “Defaults” na página Task Switcher em Configurações do Sistema e tornar possível salvar novamente as alterações feitas nos comandos que são atribuídos a atalhos de teclado globais.
Outros detalhes
Ele também melhora a notificação de progresso durante as transferências de arquivos Bluetooth para não exibir mais um link quebrado quando a operação for concluída e impede que você quebre o layout do bloco ao arrastar divisões sobre outras divisões na tela do Editor de blocos.
O KDE Plasma 6.0.1 chegará em breve aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares, por isso certifique-se de manter as suas instalações sempre atualizadas se quiser desfrutar da melhor experiência de ambiente de trabalho possível do KDE Plasma.
Mais detalhes sobre as alterações implementadas nesta atualização podem ser encontrados na página de anúncio de lançamento. A próxima atualização de manutenção do KDE Plasma 6, KDE Plasma 6.0.2, está planejada para 12 de março de 2024.