KDE Plasma 6.0.5 chega cheio de novidades

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

O ambiente de desktop KDE Plasma 6.0.5 chega cheio de novidades. Esta versão adiciona várias melhorias às sessões Plasma Discover, Plasma System Monitor, Plasma Wayland e X11 e componentes KWin.

O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.0.5. Portanto, esta é a quinta e última atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6. Assim, corrige mais bugs e adiciona várias melhorias de desempenho.

Foram cinco semanas após o KDE Plasma 6.0.4. Então, a atualização do KDE Plasma 6.0.5 está aqui para melhorar o desempenho de rolagem de visualizações no gerenciador de pacotes do Plasma Discover, o modo HDR ao usar o Night Color, o suporte para telas usando escala fracionada e o campo de pesquisa/filtro no widget Impressoras do Plasma.

O KDE Plasma 6.0.5 também melhora o recurso de calendário islâmico do Plasma Digital Clock para respeitar o sistema de numeração específico da localidade para que os usuários que vivem em países de língua árabe e usam algarismos arábicos de estilo ocidental vejam os últimos em vez de algarismos arábicos de estilo oriental.

KDE Plasma 6.0.5 chega cheio de novidades

O seletor de tela OSD do Plasma também foi aprimorado nesta versão para funcionar como esperado no X11. Além disso, os usuários do X11 obtêm capturas de tela de vários monitores com o utilitário de captura de tela Spectacle, uma mudança que também chegará na próxima versão do Spectacle 24.05 como parte do pacote de software KDE Gear 24.05.

KDE Plasma 6.0.5 chega cheio de novidades

No Wayland, o KDE Plasma 6.0.5 melhora a janela do KWin e o gerenciador composto para não travar mais quando não é possível abrir um soquete para o XWayland. Também foram corrigidos dois problemas de longa data que poderiam fazer com que a área de trabalho do Plasma travasse quando não encontrasse todas as telas conectadas ao ativar ou inicializar o sistema.

O aplicativo Configurações do Sistema foi atualizado para não permitir mais que você escolha os temas de ícones Adwaita ou High Contrast do GNOME como tema de ícone em todo o sistema devido ao fato de que eles não são mais projetados para serem usados dessa forma, apesar de se registrarem como temas de ícones compatíveis com FreeDesktop, quebrando tudo do KDE.

O gerenciador de pacotes do Plasma Discover também recebeu alguma atenção para não mais afirmar de forma enganosa e incorreta que aplicativos sem licenças são proprietários, não deixar mais lacunas na lista de atualizações ao atualizar o sistema e não mostrar mais mensagens de erro irritantes ao visualizar conteúdo de store.kde.org.

Outras melhorias

O KDE Plasma 6.0.5 melhora o aplicativo Plasma System Monitor e corrige uma falha que ocorreu ao mudar para a página Aplicativos. Além disso, faz com que o layout de grade para sensores fique bem em espaços restritos, evitar um congelamento de plasma ao clicar em um widget de monitor do sistema mostrando sensores de GPU na bandeja do sistema e usando o Qt 6.7 e corrigir um problema com cores incompatíveis para alguns controles de interface do usuário e ícones em janelas de configuração ao usar uma luz mista e tema global sombrio, como Breeze Twilight.

Além disso, o KDE Plasma 6.0.5 está aqui para resolver vários problemas com o foco e a seleção do teclado com resultados de pesquisa no widget Application Dashboard do Plasma, corrigir uma regressão que fazia com que os widgets do painel se sobrepusessem quando você tem um widget Activity Pager em um painel horizontal e melhorar a confiabilidade da capacidade do Plasma de lembrar se o Bluetooth estava ligado ou desligado da última vez.

Vários outros bugs foram resolvidos nesta versão, incluindo uma falha no sistema de autenticação que impedia os aplicativos de solicitar autenticação, uma falha do Plasma que ocorreu ao modificar o conjunto de aplicativos favoritos no iniciador de aplicativos Kickoff, menu de aplicativos Kicker ou outro menu do iniciador que usa o mesmo back-end, bem como outra falha do Plasma que ocorreu ao remover widgets do iniciador autônomo para aplicativos sem uma ação de menu de contexto “Abrir com”.

Mais correções

Também foram corrigidos no KDE Plasma 6.0.5 vários problemas que impediam partes da área de trabalho do Plasma de salvar alterações nas configurações se o Plasma falhasse rapidamente, saísse inesperadamente ou fosse encerrado de forma impura, e um estranho problema em que os painéis do Plasma e outras janelas se tornavam transparentes aos cliques ao abrir qualquer janela de aplicativos IntelliJ IDE.

Por último, mas não menos importante, esta versão melhora a confiabilidade da janela KWin e do gerenciador composto ao desligar as telas em resposta às peculiaridades do hardware e do driver, melhora o tamanho dos ícones do painel para widgets Kickoff e Kicker, melhora os painéis flutuantes para desflutuar quando uma janela atinge a distância correta deles e melhora o suporte para sistemas que usam sincronização adaptativa para evitar cintilação e gagueira.

Ele também melhora a funcionalidade de pesquisa no widget da área de transferência do Plasma para retornar “Sem correspondências” quando sua pesquisa não correspondeu a nada e melhora o suporte para janelas de blocos rápidos para não desaparecer mais ao ativar o sistema do modo de suspensão. Para mais detalhes, confira o changelog completo.

Como você pode ver, esta é uma atualização muito grande e é recomendada para todos os usuários do Plasma 6. Fique de olho nos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas para os pacotes do KDE Plasma 6.0.5 e atualize suas instalações o mais rápido possível.