O desenvolvimento do Plasma 6 está terminando setembro em alta, com uma série de novos recursos e melhorias para este desktop agora mesclados.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, divulgou sua recapitulação semanal de todas as mudanças e correções interessantes do KDE a serem mescladas durante a semana. Esta foi uma semana particularmente cheia de ação, enquanto os desenvolvedores trabalham em direção à linha de chegada do KDE Plasma 6.0, que será lançada no início de fevereiro e, antes disso, os lançamentos de desenvolvimento.
Entre as novidades do KDE Plasma 6 esta semana estão:
- O Plasma 6 mescla sua Visão Geral e Grade de Área de Trabalho em um único efeito. Nate Graham chama esse efeito unificado de “trabalho realmente incrível” e deve ser uma boa mudança para o Plasma 6.
- O Plasma 6 Wayland tem um novo monitor na bandeja do sistema para mostrar quando alguém está usando a câmera da web.
- Painéis flutuantes agora têm sombras bonitas e sem margens “grossas” quando desenflutuados.
- Metal + Alt + L é um novo atalho global por padrão para alternar entre o layout de teclado atual e o último usado.
- Os ícones desenhados por Kirigami.Icon agora parecem melhores e mais nítidos ao usar escala fracionária.
- Melhor apresentação de permissões para aplicativos Flatpak no Discover.
- Com a integração do Plasma systemd, o Plasma agora é mais abrangente em garantir que os processos sejam eliminados ao sair.
- Aparência aprimorada de aplicativos GTK2 com tema Breeze.
- Os efeitos Visão geral e Grade da área de trabalho foram mesclados em um só, com gestos fluidos e naturais no touchpad para fazer a transição entre todos os estados. É um trabalho realmente incrível e também corrigiu vários relatórios de bugs abertos!
- Na sessão do Plasma Wayland, agora existe um monitor System Tray que mostra quando algo está usando a câmera, assim como já temos para gravação de tela e uso do microfone;
- Os painéis flutuantes agora têm belas sombras e, quando flutuam, não têm mais margens feias e grossas! Além disso, quando o painel está flutuando, todos os pop-ups abertos nele também flutuam, com belos cantos arredondados em todos os tamanhos. Ah, e com esse trabalho de bloqueio concluído, ativamos os painéis flutuantes por padrão;
- Agora existe um novo atalho global ( Meta+Alt+Lpor padrão) para alternar entre o layout de teclado atual e o último usado, o que pode ser útil para pessoas que têm mais de dois layouts, mas normalmente alternam entre dois deles regularmente (Mihail Milev, link 1 e ligação 2 )
- Os ícones desenhados por Kirigami.Icon– que no Plasma 6 são quase todos eles no software QML do KDE – agora parecem melhores e mais nítidos ao usar um fator de escala fracionário (Marco Martin, link )
- Vários problemas de foco corrigidos nas configurações do sistema: agora é possível focar a barra lateral novamente depois de focar a página principal, e também pressionar a tecla de seta para baixo no campo de pesquisa das configurações do sistema agora move o foco para a visualização de lista, o que é especialmente útil após pesquisar por alguma coisa (Fushan Wen, link 1 e link 2 )
- Comecei a melhorar a apresentação das permissões dos aplicativos Flatpak no Discover, incluindo o uso de ícones melhores, texto mais amigável e a exibição da permissão de “acesso ao sistema de som”, que vínhamos ignorando anteriormente (eu: Nate Graham, link 1 , link 2 e ligação 3 )
- A configuração para alternar “atualizações offline” não usa mais essa terminologia confusa.
Outras correções de bugs significativas
- Não é mais possível que a tela de bloqueio quebre e mostre a temida tela “o bloqueio de tela está quebrado” devido à corrupção do cache QML como resultado da falta de espaço no sistema. Para ser claro, ele ainda pode quebrar por outros motivos, mas estamos trabalhando para rastreá-los também!
- Corrigida a causa raiz real no software KDE para o problema “cada vez maior da chave do arquivo de configuração do ScreenMapping faz com que o Plasma trave ou não consiga iniciar novos aplicativos”. E essa correção também nos permitiu reverter a correção provisória para limitar o número de mapeamentos e corrigir ícones sempre desordenados quando havia uma grande quantidade de coisas na área de trabalho;
- Vários problemas corrigidos com o pop-up de avaliações do Discover, incluindo ser muito lento e, às vezes, falhar ao carregar ou enviar avaliações;
- O KMenuEdit mais uma vez cria corretamente arquivos .desktop com
exec=
chaves que apontam para arquivos executáveis que possuem espaços ou outros caracteres especiais em seus caminhos de arquivo; - Nas pesquisas do KRunner e do KRunner, a pesquisa de arquivos recentes é, mais uma vez, completamente insensível a maiúsculas e minúsculas, conforme esperado;
- Corrigido um problema bastante complexo que fazia com que aplicativos GNOME baseados em Flatpak exibissem texto sem qualquer suavização quando executados no Plasma;
- Se uma matriz de calibração da tela sensível ao toque foi configurada, o KWin agora a respeita;
- Agora é possível usar o teclado para focar botões nas barras de ferramentas dos aplicativos KDE usando a estrutura KXMLGui.
KDE Plasma 6.0 termina setembro com muitos novos recursos e melhorias. Outras informações de interesse relacionadas a bugs:
- 4 Bugs de Plasma de prioridade muito alta (iguais à semana passada). Lista atual de bugs
- 58 bugs de Plasma de 15 minutos (abaixo dos 59 da semana passada). Lista atual de bugs
- 127 bugs de todos os tipos do KDE corrigidos esta semana.
Mais detalhes sobre essas mudanças no blog do Nate.